Mostra de inverno do MET já tem data de abertura

“Masterworks: Unpacking Fashion” abre as portas em meados de novembro

by Guilherme Rodrigues
Vestido Viktor & Rolf que estará na exibição - Foto: divulgação

Vestido Viktor & Rolf que estará na exibição – Foto: divulgação

A nova exposição de inverno do Costume Institute, no MET, batizada de Masterworks: Unpacking Fashion, abrirá no dia 18 de novembro e seguirá até 5 de fevereiro de 2017.

Selecionar cerca de 60 obras-primas do início do século 18 até o presente não foi tarefa fácil para a curadora assistente Jessica Regan. Concentrando-se em aquisições dos últimos 10 anos, ela teve que escolher entre mais de mil objetos. Para isso, contou com a ajuda e a liderança do curador geral da mostra, Andrew Bolton.

A seleção de ambos é destinada a desmistificar a moda e seu processo de coleta, tornando-a mais compreensível para todos os públicos. “Nossa missão é apresentar a moda como uma arte viva que interpreta a história, que torna-se parte do processo histórico e inspira a arte posterior”, disse Bolton.

O ponto crucial da mostra será a moda feminina, embora tenham sido selecionados alguns acessórios e peças da moda masculina. Para demonstrar como os designers têm reinterpretado a moda do passado de maneiras contemporâneas, algumas peças recém-adquiridas serão expostas lado a lado a modelos antiquíssimos.

Um Halston dos anos 80 será exibido a lado de um Vionnet dos anos 30. Outros designers que estarão na mostra são Charles James, Rei Kawakubo para Comme des Garçons, Karl Lagerfeld para Chanel, Jeanne Lanvin, Viktor & Rolf, Maison Margiela, Alexander McQueen, Issey Miyake, Paul Poiret, Zandra Rhodes, Yves Saint Laurent para Dior, Elsa Schiaparelli, Raf Simons para Dior, Hedi Slimane para Saint Laurent, Noritaka Tatehana, Philip Treacy e Iris van Herpen. Must go!