Naomi Osaka e Serena Williams apresentam collabs com grandes nomes da moda
Serena Williams – Foto: Divulgação

Quando falamos sobre tênis, o nome de duas grandes jogadoras logo vem à cabeça: Serena WilliamsNaomi Osaka. Ambas atletas já ocuparam o lugar mais alto do ranking WTA (que elenca as melhores tenistas no mundo todo), sendo que Osaka se tornou a primeira asiática a chegar neste posto em janeiro de 2019 e Serena é a atleta que ficou mais semanas no 1º lugar, acumulando 319 semanas até o momento, alcançando o posto pela primeira vez em julho de 2002.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O impacto social das duas jogadoras é tão amplo que atinge e influencia áreas além das quadras de tênis, como a moda. Quando impedida de usar um macacão inspirado em “Pantera Negra”, peça desenhada para ajudar na circulação de sangue e evitar formação de coágulos, Serena usou a moda para protestar contra as imposições sofridas por mulheres em relação ao seu corpo e ao que vestem – e fez isso adotando um figurino criado por Virgil Abloh com uma saia que fazia referência a um tutu de bailarina.

Nesta semana, as duas tenistas apresentaram colaborações com grandes marcas que reforçam seu impacto social e levam discussões que ambas carregam, como racismo, body shaming e saúde mental, para o mundo da moda. Conheça as duas collabs abaixo:

Levi’s x Naomi Osaka

Naomi Osaka e Serena Williams apresentam collabs com grandes nomes da moda
Naomi Osaka – Foto: Divulgação

A Levi’s e Naomi Osaka se uniram para criar uma coleção limitada de quatro peças, todas feitas a partir de modelos vintage da marca. A jogadora trabalhou em conjunto com o time de designers da marca para criar collab com foco no upcycling. O resultado final são peças inspiradas no estilo de Naomi, que unem suas referências esportivas e a feminilidade que faz parte do seu modo de se vestir.

Naomi Osaka e Serena Williams apresentam collabs com grandes nomes da moda
Foto: Divulgação

A colaboração também homenageia a descendência japonesa de Naomi com uma peças que a jogadora amava usar quando criança: um quimono jeans com uma faixa que faz referência a um obi. Além desta peça, a coleção também conta com dois shorts jeans e um bustiê criado a partir de trucker jackets – que ganham nova vida com o detalhe de amarração semelhante a um corselete.

Nike x Serena Williams

Naomi Osaka e Serena Williams apresentam collabs com grandes nomes da moda
Serena Williams – Foto: Divulgação

Depois de dois anos de trabalho, a tenista norte-americana apresenta a primeira coleção do projeto Serena Williams Design Crew, criado em colaboração com a Nike e que tem como objetivo dar destaque a um grupo de novos talentos da moda.

O lançamento, que chega ao mercado no dia 1º de setembro, reúne sapatos, roupas e acessórios inspirados no streetwear dos anos 1990. As peças foram criadas por dez aprendizes e designers de Nova York – sendo que, ao longo do projeto, sete foram contratados pela marca como funcionários integrais.

“Queria ver mais pessoas que se parecem comigo. Começou com uma conversa com a Nike, que queria investir no poder das pessoas e abraçar a ideia que diversidade estimula criatividade… Estava animada para fazer parte disso”, disse Serena, em entrevista ao WWD, sobre a incubadora que a cada ano apresenta uma nova turma de aprendizes.

Lançada em 2019, a iniciativa buscou diversos talentos através da Harlem’s Fashion Row, faculdades de Nova York e em suas próprias lojas, onde três designers foram descobertos. Serena avaliou todos os portfólios do primeiro grupo, que trabalhou na sede da Nike antes da pandemia. O segundo grupo, recrutado em Chicago e no centro-oeste dos Estados Unidos, trabalhou remotamente.

Ao longo de seis meses, os designers tiveram aulas, trabalharam com mentores e diretores da marca e tiveram a possibilidade de conquistar um cargo fixo na empresa.

Veja mais peças da linha na galeria abaixo: