Foi dada a largada à temporada de festas! - Foto: Reprodução / Harper´s Bazaar
Foi dada a largada à temporada de festas! – Foto: Reprodução / Harper´s Bazaar

Dezembro dá o start da temporada de festas. O que significa, também, inúmeras ocasiões para usar todos esses incríveis e imponentes saltos que compramos ou paqueramos durante todo o ano. Garanta o seu look e proteja os seus pés com estas dicas que prometem uma noite nas alturas – e que você não termine descalça na pista de dança.

1. Escolha seus sapatos sabiamente. “Ao comprar algum calçado, dê uma atenção especial extra para o modo como o sapato faz você – de fato – se sentir, e não apenas na maneira em você gostaria de se sentir com ele”, diz o designer Paul Andrews. “Você sempre deve se sentir equilibrada e centrada. Se o sapato ficar muito apertado, muito solto ou se te incomodar em algum lugar, você certamente irá se arrepender da compra.”

2. Está tudo nos detalhes. Conforto não significa que você tem que recorrer a calçados ortopédicos, mas você deve ficar atento a estes três detalhes, de acordo com a podóloga americana Suzanne Levine: cobertura extra na palmilha, um solado mais grosso para apoiar a base do calcanhar (quanto maior a base, mais confortável será o calçado) e uma altura máxima de 7,5 cm. “Só experimente e compre sapatos ao meio-dia, já que nesse horário seus pés estarão mais inchados”, diz Levine.

3. Previna-se! Uma vez que os saltos distribuem mais de seu peso para as pontas de seu pé, é aí onde você vai sentir dor primeiro. Compense usando um par de palmilhas de gel – que não permite que os pés escorreguem e, ao mesmo tempo, são invisíveis – mesmo em sandálias.

4. Tome uma atitude. Mentol e cânfora em spray aliviam temporariamente qualquer ardor e dor, e te garantem uma ou duas horas extras de dança. Em caso de emergência sempre tenha na it-bag da noite alguns curativos. Os modelos fun estão aí para isso!

5. Recupere-se. Coloque seus pés em um balde com água gelada e hortelã logo depois que você tirar os saltos e antes de ir para a cama,  depois passe algum produto para pés e pernas cansadas.  É como apertar o botão de reset. Afinal, no dia seguinte você tem um novo salto te esperando!