Croqui do trabalho final de Yvonne, uma das alunas do FIT/Reprodução

É comum, quando se trata de uma boa faculdade de moda, que os trabalhos de conclusão de concurso sejam apresentados no formato de um desfile, para a mesa de avaliação. Ali são decididas as melhores coleções, que ganham a chance de se apresentar novamente para um seleto grupo de pessoas, que normalmente incluem renomados profissionais da indústria.

Pois agora o FIT (Fashion Institute of Technology) decidiu dar ainda mais visibilidade para os jovens designers, transmitindo ao vivo pela internet, as melhores apresentações da turma de moda atual.

A cada ano, críticos da indústria emprestam seus conhecimentos para os alunos de graduação, que passam todo o último semestre se preparando para o desfile final. Nomes de peso, como Diane von Furstenberg, trabalham com os estudantes como mentores, visitando salas de aula ao longo do período letivo para analisar os trabalhos realizados.

No final, o corpo de jurados, que inclui nomes como Joe Zee, seleciona os melhores looks para a passarela em cada uma das especializações – festa, moda íntima, malharia, moda infantil, e sportswear.

A transmissão dos desfiles acontece no dia 02.05, através do site do FIT e você pode acompanhar os processos de finalização nos blogs pessoais de cada aluno. Segundo um porta-voz da faculdade de moda americana, a ação pretende estimular e promover os novos talentos que surgem do ambiente acadêmico.

Bazaar adorou a iniciativa e espera que as faculdades nacionais também implementem ações parecidas. #dica