Antonio Berardi - Inverno 2014/Fotos: Getty Images

A locação escolhida por Antonio Berardi para seu desfile de inverno 2014, no topo de um prédio de escritórios de Londres, com uma vista panorâmica da cidade, foi o cenário apropriado para a coleção de inspiração arquitetônica, que olha para as curvas de Brasília, criadas por nosso saudoso Oscar Niemeyer.

A capa, um dos hits da temporada, é peça-chave de Berardi, que abre o desfile com um modelo preto de alfaiataria e gola dupla, para depois transformá-lo em versão cauda para os looks compostos de calças sequinhas e em outra longa e suntuosa para os vestidos festivos do bloco final.

Os vestidos ampulheta, assinatura do designer, ganham patchworks de tecidos – uma mistura de lã preta e cinza com cores e estampas –, distribuídos para ressaltar as curvas em efeito trompe l’oeil ou intercalados por recortes transparentes estratégicos.  Destaque para a alfaiataria classuda e para as versões podres de chique dos “moletons” esportivos.

Na silhueta, shapes arredondados duelam com construções lineares em tops, blazers e vestidos, enquanto texturas – como as luxuosa de croco nos looks vinho –, e o uso do azul cobalto ajudam a esquentar o mood gráfico da coleção.