Fotos: reprodução
Fotos: reprodução

Por Luigi Torre

Black is back ou break the internet. Escolha o que melhor te interessa, pois essas são as duas palavras de ordem possível da temporada. Começamos, então, com a primeira. Em uma de suas melhores coleções para a maison Valentino, Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli exploram alguns valores que definem a mulher contemporânea, suas dualidades e complexidades.

O inverno 2015 se desenvolve, então, todo em cima de contrastes. Entre o branco e o preto, masculino e feminino, simples e ornamentado, fluido e estruturado, livre e constrito. O clima dominante, porém, é denso. Talvez pelo domínio de tonalidades escuras, algo surpreendente na Valentino – e também reflexo do clima sombrio que assombra esta estação.

De novo, surge uma inesperada e mais evidente sensualidade, com decotes geométricos, para além das já conhecidas transparências rendadas. A delicadeza segue onipresente, na pureza do corte, nas estampas em colaboração com a artista Celia Birtwell, e nos bordados. Mas há algo decididamente mais forte e direto nesta coleção. Em parte pelas cores, em parte pela silhueta alongada, com cintura alta, renovando levemente a proporção.

Até que Derek Zoolander (Ben Stiller) e Hansel (Owen Wilson) invadem a passarela num walk off para anunciar o segundo filme da franquia Zoolander. Antes disso, na Chanel, foram as modelos com seus cafés, sucos e croissants que break the instragam. Com marcas de luxo numa batalha sem fim em busca do maior número de cliques e seguidores é natural a sensação de que as roupas estão, cada vez, mais em segundo plano.

Mas não para Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli – o que fez de toda a cena algo nonsense e desnecessário, ainda que divertido. É que aqui a pirotecnia é totalmente desnecessária, bem como releases e quaisquer comentários ou explicação prévia sobre o que se vê na passarela. As roupas falam por si só. Ainda bem.

Clique em nossa galeria para ver os looks selecionados da passarela da grife, em desfile realizado nesta terça-feira (10.03), na semana de moda de Paris: