Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Por Luigi Torre

Os anos 1980 prometem ser uma das tendências mais polêmicas deste inverno 2015. Principal expoente deste estilo na temporada, Jonathan Anderson segue influenciado por esta década também na Loewe (sua própria coleção, na J.W Anderson também foi carregada de elementos 80’s).

Acontece que a tradicional casa espanhola pertence a um outro nicho de mercado – um bem mais luxuoso e com competidores de peso (pense nas maiores maisons do planeta). E daí que as reinterpretações do passado precisam, aqui, de algo mais. Algo mais que pode ser encontrado, por exemplo, no ótimo trabalho com tecidos de pesos e caimento diverso. O couro, claro, segue como carro-chefe, dos superleves aos mais estruturados, como nas ótimas jaquetas tipo blusão, com suas mangas volumosas e formas arredondadas.

Mas não é o único material em destaque. Igualmente desejáveis são as pantalonas de lã e os vestidos que misturam chiffon e lamê, quase num degradê têxtil. Porém, quem realmente rouba a cena são as bolsas. Todas com forte potencial de sucesso comercial, e diferente de quase tudo há disponível no mercado, provam que criação e comercial podem – e devem – andar de mãos dadas.

Em nossa galeria você confere uma seleção dos looks desfilados pela grife nessa sexta-feira (06.03), na temporada de inverno 2015 da semana de moda de Paris.