estilo da fluvia lacerda
Foto: Reprodução/Instagram/@fluvialacerda

Com quase 20 anos de carreira no universo fashion – estrelando capas de revistas e desfilando para grifes do mundo todo, o estilo de Fluvia Lacerda é, provavelmente um marco na moda internacional e, especialmente, nacional.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Pensando em um Brasil que ainda carece muito de opções de tamanhos para mulheres e homens gordos e em marcas que vendem modelagens minúsculas com etiquetas de tamanhos grandes, a presença da modelo é, não somente admirável, mas muito necessária.

O estilo de Fluvia Lacerda

estilo da fluvia lacerda
Foto: Reprodução/Instagram/@fluvialacerda

Descoberta por um scout em um ônibus em Nova York, em 2003, a modelo conta que costuma se sentir atraída por estampas. “Amo as cores vibrantes porque consigo mesclá-las com tons básicos – que também não dispenso”, afirma a modelo.

Fluvia explica que os tecidos e diferentes padrões visuais importam para além do aumentar ou reduzir a cintura e o quadril. Para ela, as estampas a ajudam a partir em uma “viagem lúdica sobre personagens, atmosferas ou eras pras quais gostaria de me transportar vestindo aquela peça”.

estilo da fluvia lacerda
Foto: Reprodução/Instagram/@fluvialacerda

Partindo desse ponto, é possível entender os motivos de ser tão importante a disponibilidade de variedades de peças no mercado. Cada uma das que escolhemos vestir diariamente conta uma história. Por vezes a nossa própria e por outras aquela que gostaríamos de criar a partir da maneira que sentimos o mundo em um determinado momento. Esse é um dos principais argumentos da modelo, que vê a moda como um exercício diário de expressão. “A roupa que escolho usar fala muito sobre minha personalidade”, afirma.

estilo da fluvia lacerda
Foto: Reprodução/Instagram/@fluvialacerda

Além das estampas, Fluvia conta com outro cinco itens indispensáveis em seu guarda-roupa: “cinto, blazer, lenço, tênis e camisetas básicas”. Com essas peças e acessórios de natureza simples, é possível criar uma infinidade de combinações que ajudam não só a transformar a aparência do visual, mas também a democratizar a moda.

estilo da fluvia lacerda
Foto: Reprodução/Instagram/@fluvialacerda

Os looks de Fluvia são acompanhados por milhares de pessoas que a acompanham em suas redes sociais e também no programa que apresenta ao lado de Mayara Russi e Nahuane Drumond, o “Beleza GG.

A produção do canal E! é um reality show em formato de documentário que mostra o crescimento da indústria plus size e como, no final das contas, a democratização das peças – no sentido de fornecer o o acesso a elas para indivíduos de diversos tamanhos – é, na verdade, um salto não só para a representatividade, mas também para os negócios. Isto porque há uma significativa parcela da população que demanda por esses designs e que não os encontra no mercado.

estilo da fluvia lacerda
Foto: Reprodução/Instagram/@fluvialacerda

Mesmo assim, o estilo de Fluvia evidencia que tamanho não é sempre discutido da maneira certa. Pensar em moda plus size nem sempre é criar designs de modelagem maior. A modelo, por exemplo, está sempre vestindo peças mais justas e que marcam as curvas de seu corpo, como saias lápis, camisetas baby look e vestidos tubinho. Isso sem contar os biquínis e maiôs de diferentes modelos que exibe em seu Instagram e que inspiram mais de 380 mil seguidores.

Fluvia já foi modelo de marcas como Mar & Nua, Kmart, Tórrid, Igigi e Fashion Bug e fotografada em diversos países como Espanha, Canadá, Alemanha, Austrália, França, Inglaterra, Jamaica, além do Brasil.

Com um legado inestimável para a revolução da indústria da moda, que vem se dedicando cada vez mais a desenvolver designs pensados para todas as mulheres, ainda faz sentido chamá-la de “Gisele plus-size”? Por melhor que a comparação soe e seja, o fato é que ela é Fluvia Lacerda.