Foto: Agência Fotosite
Foto: Agência Fotosite


Por Luigi Torre

Luiz Claudio, com sua Apartamento 03, segue como um dos melhores (e maiores) talentos da nova leva da marcas do SPFW – e seu verão 2016 é só mais uma prova. Independente do tema, o que se vê em suas passarelas são roupas possíveis, atuais, com imagem de moda poderosa e, principalmente, design de altíssima qualidade.

Desta vez ele parte de conceitos de espiritualidade, para trabalhar com formas puras, quase sempre com corte recorte e silhueta alongada, composta por diversas camadas de tecidos leves e transparentes, como a seda.

Bordados, rendas e plissados agregam texturas discretas e a alfaiataria, em materiais mais estruturados, fazem bom contraponto à fluidez etérea das ótimas túnicas (peça-chave desta estação).

Ah, e tudo em preto e branco, duas das cores mais simples e essenciais de um guarda-roupa – e também representativas de vestes religiosas, não importa a crença.

Aliás, nesse ponto vale ressaltar como, por meio do tema espiritual, Luiz Cláudio esbarra, talvez meio sem querer, em questões das mias relevantes atualmente. Em tempos de conflitos religiosos ultraconservadores, é interessante notar como elementos de diversas religiões, comuns em sua base, se confundem aqui, numa certa convivência em perfeita harmonia.

Clique em nossa galeria para ver looks selecionados da passarela da grife, em desfile realizado nesta sexta-feira (17.04), na semana de moda de São Paulo: