Kika Olsen é conhecida por criar joias cheias de significados. Para o lançamento da coleção de verão, a diretora criativa e fundadora da Olsen K encontrou nas folhas de louro uma série de simbologias que celebram positividade, purificação e prosperidade para o ano de 2022. “Para mim, o louro vem como um elemento da natureza, tão simples, mas, ao mesmo tempo, tão forte. Ele é usado na culinária, na floricultura, em rituais de comemoração de vitórias, como os gregos e romanos usavam nas coroas. Eu acho que é uma folha muito carregada de boas energias””, diz Kika, que acredita no poder das joias como se fossem amuletos de proteção.
A florista Suada Rrahmani foi escolhida para ser o rosto do coleção: “Ela é linda, forte, sofisticada e também discreta e delicada, como as nossas joias”, explica a designer.
Na coleção “Folhas de Louro”, a folha é representada em pingentes lisos ou vazados, feitos em ouro branco, amarelo ou rosé, que decoram colares, pulseiras, brincos e tornozeleiras, podendo-se usar um pingente ou mais em uma mesma peça. Já nos anéis, o shape do louro aparece de forma fixa, em modelos que surgem limpos e minimalistas, propondo uma composição com mais anéis em um mesmo dedo, ou acompanhados de pedras ou pérolas, dois elementos emblemáticos que trazem ainda mais significado às joias.
“A pérola entrou na coleção pela sua própria beleza clássica. Ela é um orgânico, produzida pela própria natureza, assim como o louro”, fala Kika, que é fascinada pela gema marinha e utiliza o tipo barroca, com formas menos esféricas e lisas, desde a sua primeira coleção. “Ela remete ao mar, verão e à essa época do ano, quando a gente procura peças mais claras e com mais brilho. A pérola tem uma luz única que, em contraste com as outras pedras da coleção, traz um frescor e elegância”, completa a designer, que acredita que o elemento marinho torna a joalheria atemporal e eterna. “Gosto da ideia de trazer essa mistura da pérola clássica em uma composição mais contemporânea, para fazer essa brincadeira de uma peça que atravesse gerações, mas com bossa”.
A versatilidade também é a alma da coleção. “O pingente de pérola com folha de louro pode ser usado de diversas maneiras como na argola duo, na tornozeleira ou corrente, e em diferentes ocasiões. Pode usar na praia com biquíni ou em uma festa.”
Já entre as pedras estão sete opções que aparecem aplicadas nas folhas, em uma sequência de três pedras quando lisas ou uma solitária quando vazadas. Entre elas estão o rubi, que representa o amor; a esmeralda, simbolizando a esperança; a ametista, com o seu poder de sabedoria; o diamante trazendo a paz; as safiras azuis, remetendo ao equilíbrio; a laranja para revelar criatividade; e o citrino, com seu tom amarelo, despertando alegria.
“A escolha das pedras também foi pensando no significado. Tem a coisa do belo, que para a gente é muito importante. O belo contagia, atrai a alegria. E também foi pensando nas cores. O vermelho representa o amor, o roxo remete à sabedoria, o branco está relacionado à paz, o verde à esperança. Cada cor com o seu significado, trazendo mais energia boa e significado para esse início de ciclo”, conta Kika.
Assim como nas coleções anteriores, todas as peças de metal são produzidas com ouro 18 quilates e prata 950 banhadas a ouro de reuso, que passam por um rígido processo de purificação, conceito de sustentabilidade que já nasceu como um dos pilares da Olsen K, em 2018. E agora ganham o poder místico das pedras, dos metais e dos formatos, como a folha de louro.