Os jeans maximalistas e bem-humorados da Not Your Basic Denim

Marca chega ao mercado com peças que conquistaram fashionistas de imediato

by elav
As fundadoras da marca, Martina Scaravaglioni e Mafê de Castro - Foto: divulgação

As fundadoras da marca, Martina Scaravaglioni e Mafê de Castro – Foto: divulgação

Por Ligia Carvalhosa

Como o nome entrega, não há nada de básico nas peças da mais nova e desejada marca do mercado. Sob comando de Martina Scaravaglioni (diretora de estilo) e Mafê de Castro (diretora financeira), a Not Your Basic Denim tirou o bom e velho jeans do lugar comum. Com patches, bordados, cristais, tachas e pérolas, já têm nomes de peso (Francesca Monfrinatti, Carol Celico, Lelê Saddi e Anna Fasano) como clientes e até uma parceria de jaquetas customizadas pela artista plástica Olivia Lambiasi – a venda a partir deste mês no site da marca.

“A proposta é ter boas modelagens com o maior número de intervenções e invenções possíveis”, explica Martina, que lançou a etiqueta ao lado da amiga três meses atrás. Em outras palavras, atualizar – e bem à moda maximalista e bem-humorada desta temporada – peças atemporais, como calças, coletes, jaquetas, macacões, tops, saias e camisas. E tudo em denim. A ideia surgiu quando Martina se deu conta de que só se apaixonava por itens que passam longe do óbvio – todos de coleções-cápsula, e estas, sempre esgotadas. “O que mais usamos para pensar o jeans é a liberdade de inventar qualquer coisa em cima dele”, completa Mafê, que conheceu a amiga quando ambas trabalhavam na equipe de estilo de Adriana Barra.

As duas, aliás, têm bons anos de experiência no ramo: Martina se formou em Moda pela FAAP e em Artes Plásticas pela Escola Panamericana e passou pela equipe da M. Officer, Carlos Miele e Daslu; Mafê, estudou Negócios da Moda na Anhembi Morumbi, especializou-se em figurino, na Bournemouth University, na Inglaterra, e ganhou experiência no time de criação de Cris Barros e em confecções do Bom Retiro. Hoje, são elas mesmas que cuidam dos mínimos detalhes da marca: desenho, modelagem, lavanderia, vendas, entregas, eventos e parcerias. E tudo à distância, já que Martina mora em Washington. “Mas não é um problema”, garante Mafê. “Deixa tudo menos engessado e mais inovador.”