Foto: Harper's Bazaar Brasil
Foto: Harper’s Bazaar Brasil

Por Paula Jacob

Fim de ano, aquela época gostosa, repleta de confraternizações, amigos e família. Eventos do trabalho, Natal, Ano Novo e as baladas entre uma data e outra pedem uma variedade de looks. Para não ser pega de surpresa, Bazaar separou, em quatro estilos diferentes, referências para você se inspirar na hora de se vestir, confira!

Clássica
Para ocasiões ou estilos de closet mais básicos, a alfaiataria é sempre a pedida certa. Chique na medida, calças, camisas brancas, mocassins e ternos são muito bem vindos para as festividades. Incremente com acessórios coloridos e joias extravagantes. Para os encontros diurnos, o jeans está liberado. Alterne com sneakers divertidos ou sapatilhas de animal print. Para os dias mais quentes, invista em saias, longas ou mini, e brinque com as proporções das peças. Très chic!

Fashionista
Sem medo de arriscar, o guarda-roupa da fashionista é um sonho de qualquer amante da moda. Mas a grande chave para ele funcionar é o styling. Editar o que você irá vestir é essencial. Peças excêntricas, como saias e blazers de paetês, podem ser combinados com camisetas básicas e slip on. O jeans aparece como protagonista, em camisas ou jardineiras, levado ao extremo da elegância com caimentos amplos e sapatos altíssimos. Os itens divertidos também estão liberados, mas com moderação. Mescle sua jaqueta personalizada com peças sóbrias para não exagerar na ceia de Natal. Não quer abusar do salto em tantos compromissos? Então opte por brogues com saltos plataforma, como o queridinho da Stella McCartney. Eles garantem a postura e dão o toque fashion para qualquer produção.

Romântica
Rendas, bordados e estampas são ótimas alternativas aos looks óbvios para Natal e Ano Novo. Eles dão um respiro ultrafeminino para qualquer ocasião. Opte por versões midi de vestidos e saias, combinados com sapatos baixos e bolsas mini. O visual sessentista é divertido e inusitado para a época. Se os termômetros não perdoarem, invista no decote ombro a ombro, hit das passarelas internacionais.

Sexy
As festas de fim de ano também permitem detalhes mais ousados,  contanto que estejam na medida. Decotes profundos, transparências ou fendas, vistos nas passarelas da Balmain, Givenchy e Alexandre Herchcovitch, garantem um visual power. Os recortes geométricos desenham o corpo e são uma ótima alternativa caso não queira ousar demais.