Por Luigi Torre

Ele, com mais de 18 anos de experiência na área, é um dos principais nomes da moda nacional quando o assunto é festa. Ela, depois de trabalhar como modelo para marcas como Chanel, Claude Montana e Azzedine Alaïa nos anos 1980, coordenou, por seis anos, a linha habillé (de vestidos sob medida) da Daslu. Hoje juntos, Rodrigo Rosner e Claudia Ferrabraz são os responsáveis pela mais nova marca de moda festa de São Paulo, a BaaZ – ele no estilo, ela no comercial e no relacionamento com clientes.

Localizado numa vila, na altura do número 1.801 da Rua Peixoto Gomide, nos Jardins, o espaço funciona como ateliê de sob medida para festas e noivas. “Teremos sempre uma oferta de, pelo menos, 30 modelos, que podem ser modificados e customizados de acordo com cada cliente”, explica Rodrigo. Cada vestido é exclusivo, mesmo se alterado pela sua futura proprietária. “Assim que um deles é es- colhido, já removemos da arara e começamos a trabalhar num completamente diferente. ”

Um dos looks criados por Rosner para a marca BaaZ. Foto: Nic Fialdini
Um dos looks criados por Rosner para a marca BaaZ. Foto: Nic Fialdini

E existe ainda a possibilidade de criar algo totalmente novo, de acordo com suas vontades e medidas. Couture no melhor sentido da palavra. É que Rodrigo e Claudia têm uma conexão especial com esse métier. Ele tem paixão por trabalhos artesanais minuciosos, que combinam linhas simples com decorações intrincadas. Ela, como modelo de prova em Paris, aprendeu, no próprio corpo, sobre a importância de proporções e construções precisas corretas para cada tipo físico. “Se você parar para pensar, moda festa é um dos poucos segmentos que mantêm essa tradição viva”, diz Claudia.

A BaaZ, então, é como um casamento de vontades e necessidades mútuas. “Desde que deixei a Daslu, em 2012, sentia falta de trabalhar com isso”, explica Claudia. “Estava naquele momento em que era pequeno de- mais para ter alguém lidando com comunicação e comercial, mas também grande demais para ficar sozinho”, continua Rodrigo. O padrinho é Walter Rodrigues, outro importante estilista da moda festa made in Brasil, para quem Claudia recorreu em busca de indicações para o estilo da nova marca.

“No começo do ano, recebi uma ligação da Claudia, que conheço há anos, me falando sobre sua nova empreita- da”, conta Walter, de sua casa em Caxias do Sul. “Apesar de nunca ter ido a um desfile dele, sou grande admirador de seu trabalho”, continua, sobre Rodrigo, que conheceu e de quem se tornou amigo via Facebook. “Queremos preservar esse ritual de elegância do sob medida”, retoma Claudia, sobre a essência couture da BaaZ. “É um dos poucos segmentos da moda em que pode tudo”, conclui. + www.baaz.net.br