Busca Home Bazaar Brasil

Paola de Orléans e Bragança apresenta marca homônima de acessórios

A designer estreia com peças de cerâmica e porcelana, e em breve vai investir em prata

by Renata Brosina
Paola de Orléans e Bragança - Foto: Divulgação

Paola de Orléans e Bragança – Foto: Divulgação

Foi no começo de 2018 que Paola de Orléans e Bragança transformou um acaso simples em uma marca de acessórios superdesejáveis. Ao encontrá-la em seu ateliê, na Santa Cecília, em São Paulo, onde divide espaço com outros designers, como a artesã de sapatos Lane Marinho e o estilista Marcelo von Trapp, vestindo camiseta, jeans e brincos de cerâmica esmaltados, é o que podemos chamar de encontro pouco provável, caso a jovem não tivesse seguido sua intuição.

“Com esse projeto, aprendi a ser fiel ao que sinto. Foi quando comecei a ouvir minha vontade e fazer o que gosto, com muita verdade. A gente precisa fazer o nosso trabalho com amor e mandar poesia para o mundo”, diz ela, que começou aos poucos a revelar, no Instagram, algumas das peças que surgiram em aulas de cerâmica e porcelana, a princípio, para consumo próprio.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Brincos Luna de porcelana e prata banhada a ouro - Foto: Divulgação

Brincos Luna de porcelana e prata banhada a ouro – Foto: Divulgação

“Sentia falta de trabalhar com design. Fiz várias colaborações, algumas com marcas de moda, mas queria mesmo é colocar a mão na massa”, conta ela, que acredita na versatilidade e no poder de transformação dos acessórios. “A maneira como você usa brincos e colares pode mudar completamente o visual básico.”

Ainda na época que estudava Desenho Industrial na Faap, Paola passava grande parte do tempo nas oficinas, modelando argila e colocando suas criações em fornos. “É terapêutico. Você aprende a exercitar a paciência, respeitar o tempo do material e lidar com imprevistos. Às vezes, as peças saem com algumas cores que não eram programadas, mas elas vêm de um jeito tão lindo e é importante encontrar uma forma de respeitar e admirar isso”, explica.

Brincos Crux de porcelana com aplicação de pérolas - Foto: Divulgação

Brincos Crux de porcelana com aplicação de pérolas – Foto: Divulgação

As surpresas acontecem graças à leveza que a designer dá ao processo de um modo geral. Além de o manuseio permitir elaborar novos formatos, o complemento de cores nos esmaltes de finalização e das aplicações de pedras são tão espontâneas. Hoje, ela desenvolve quatro modelos de brincos, alguns côncavos, outros em formatos de biscoito e moedas, com detalhes de bolinhas de pedras e pérolas de água doce, e fechamento em prata com banho.

Os colares têm ímãs e são esmaltados com pigmentos naturais. “Agora estou desenvolvendo os meus próprios esmaltes”, conta ela, que se interessa pelas origens de suas matérias-primas e se preocupa com a geração de resíduos no meio ambiente.

Brinco Luna de cerâmica - Foto: Divulgação

Brinco Luna de cerâmica – Foto: Divulgação

“Uso pedras brasileiras, como ametista, dolomita vermelha, quartzo rosa, lápis-lazúli, amazonita, e estou experimentando outras gemas, como esmeraldas e rubis, mas ainda estamos nos protótipos. Quero me envolver em um processo sustentável”, conta.

Após ouvir conselhos da amiga Lane Marinho, também concentrou sua produção e venda em locais exclusivos, como no seu perfil no Instagram, @paolamaria, e, em breve, na Pinga e LOOL. “Lane tem ajudado muito a enxergar que não preciso ser uma marca que vai estar em todos os lugares.”

Brincos de porcelana - Foto: Divulgação

Brincos de porcelana – Foto: Divulgação

As novidades não param por aí. Em outubro, ela lança sua primeira coleção de prata banhada a ouro com alguns detalhes estéticos divertidos que já abraçou para as linhas atuais, como as bolinhas de pedras coloridas. “As estruturas serão bem diferentes. Os metais são bem finos, e a construção bem delicada”, é o que revela sobre as quatro peças, entre brincos, colares e anel.

Segundo a designer, são acessórios que ela usaria, mas com um afeto diferente. “Eu vejo o quanto usar um produto feito por mim é especial. É o mesmo quando faço um jantar em um prato de cerâmica que criei. Isso mostra que você pode ir além dos seus limites”, diz ela, enquanto serve um café nas xícaras de porcelana que fez. É especial mesmo!

Leia mais:
Taís Araujo usa R$ 110 mil em joias para apresentar “Pop Star”
Vem primavera! Veja as joias que são a cara da estação
Escolha a joia certa para o seu look esportivo