Por Cecilia Madonna Young
Quando o assunto é o Peru, algumas características podem se destacar nas memórias sobre o local: as paisagens icônicas, os acessórios artesanais, a riqueza da cultura, as histórias de figuras ancestrais e as heranças do país que inspiram milhares de pessoas. É o caso de outo designers que estreiam no Tranoï, evento que ocorre durante a semana de moda de Paris, na França.
O Tranoï é um fator importante na moda visionária e inovadora. O evento, que ocorre de 2 a 5 de março, procura sempre celebrar e priorizar designers que oferecem produtos originais e de boa qualidade. Esse ano, em uma parceria com o Peruvian Trade Office, em Paris (PROMPERU France), serão apresentadas as marcas peruanas Ana G, Ascendia, Ayni, Perluchi, Fringe, Pampa, Kero Design e Kinua no evento.
Conheça os nomes selecionados:
Ana G.
A diretora criativa da Ana G. procura estar sempre reinterpretando a sua cultura rica e ancestral de uma forma que seja lúdica e divertida. Utilizando de muita cor e movimento, suas as peças são feitas de fibras naturais mescladas com poliéster reciclado. Conseguindo atingir o contraste perfeito entre sofisticação, liberdade e paixão, as roupas demonstram lindamente o amor que a marca tem pela cultura peruana.
Ascendia
O objetivo principal da Ascendia é simples: destacar a sua herança milenar e honrar a ancestralidade peruana. Utilizando de fibras locais, a etiqueta propõe elegância com silhuetas lineares inspiradas na arte andina contemporânea. É o tipo de roupa atemporal, ou seja, que estará sempre na moda.
Ayni
Fundada por Adriana Cachay e Laerke Skyum, a Ayni carrega um compromisso de preservar as tradições artesanais peruanas em seus produtos. Com um caimento atemporal e moderno, o trabalho é principalmente feito à mão e utiliza materiais como algodão de alpaca e pima. As coleções apresentam cores neutras e são inspiradas em mulheres sofisticadas que procuram impactar o ambiente positivamente em suas escolhas fashion.
Perluchi
As fundadoras Lúcia e Angie definem a essência da Perluchi nas seguintes palavras: experimentação, curiosidade, autoexpressão e exploração criativa. As peças procuram traduzir uma nostalgia emocional ao combinar texturas visuais e um design chique e clássico. São peças ecléticas feitas com técnicas artesanais tradicionais que transpiram história e cultura.
Fringe
Fruto da pandemia, a Fringe foi criada por Lucy Barandíaran como uma homenagem à mulher individual e criativa que se expressa a partir de seu guarda-roupa. Criações coloridas, caimentos e cortes ousados se tornaram atributos importantes dessa marca, que traz uma inegável inspiração aos amados anos setenta. As técnicas utilizadas na label são uma mistura de alta tecnologia com a arte têxtil peruana tradicional, o que faz do acabamento das roupas algo único e inovador.
Pampa
A principal missão da Pampa é ter uma abordagem consciente e ética no desenvolvimento de suas coleções. Isso se une a uma atenção especial à estética visual e se transforma em um estilo que consegue, ao mesmo tempo, ser contemporâneo e atemporal. Utilizando de finas fibras naturais peruanas, a label cria designs de alta qualidade e exclusivos que são de se apaixonar instantaneamente.
Kero Design
A marca registrada da Kero Design é uma combinação inteligente de fibras de alpaca, seda, lã merino e outras em suas criações de alta qualidade e conforto. O foco, afinal, é em looks para o dia a dia que possuam um bom desenvolvimento técnico em malharia, tingimento, pintura manual e manipulação das texturas. As roupas, além de lindas e únicas, são executadas precisamente por mestres artesãos de Puno e outras regiões do Peru.
Kinua
Criada pelo casal Maira Jimena e Vincent, Kinua é o fruto de cooperação e criatividade. Conhecimentos na área têxtil e nas técnicas de tecelagem fazem com que a marca crie verdadeiras peças de linda arte, com texturas e desenhos como o centro dos seus modelos. A maior inspiração da dupla é a região de Ayacucho, conhecida pela sua arquitetura pitoresca, mestres no artesanato e tradições ancestrais. Lindamente desenvolvido, a Kinua aposta em técnicas de tingimento natural e experimentações de fibras que resultam em peças de tirar o fôlego.