
Collab Cris Barros e Casa do Rio – Foto: Divulgação
Para desenvolver e impulsionar a capacitação de mulheres artesãs indígenas do parque das tribos, a Cris Barros lança sua segunda coleção em parceria com a Casa do Rio. Desenvolvida com as artesãs da ONG, a linha de decoração natalina que foi sucesso no ano passado chega com novos modelos para compor a árvore de Natal.
O kit de seis bolas natalinas foi confeccionado em cipó Ambé, da Floresta Amazônica e manejado de forma sustentável, e tingido artesanalmente. Uma a uma, elas foram trançadas manualmente e desenvolvidas a quatro mãos entre as artesãs e a estilista, formando tramas únicas.
Com lucro 100% revertido para a ONG, que impulsionará a capacitação de mais mulheres artesãs do Parque das Tribos em Manaus, o trabalho é essencial para as indígenas que fazem parte da Rede de Artesanato da Floresta, como é chamada a iniciativa. “Estamos falando do aumento de renda familiar que varia entre 100 e 500% e também de transformação social: muitas dessas mulheres não tocavam em dinheiro, pois trabalhavam na roça e os homens eram responsáveis pelas vendas. Hoje elas empregam seus maridos e familiares”, conta o fundador da Casa do Rio, Thiago Cavalli.
“É uma parceria bonita e potente em prol das mulheres originárias e do seu artesanato, da valorização da biodiversidade amazônica e da floresta em pé”, finaliza Thiago. Os kits desembarcam em todas as lojas da Cris Barros e no e-commerce da marca.