O verão 2014 de Patricia Viera - Foto: Divulgação
O verão 2014 de Patricia Viera – Foto: Divulgação


Por Sylvain Justum

O verão 2014 de Patrícia Viera, revelado nesta quinta-feira (18.04) em sua loja, no Leblon, parte para a Jamaica e transforma símbolos locais em mais um show de variantes de seu precioso trabalho com o couro. Você nunca pode achar que já viu de tudo quando o assunto é a matéria-prima predileta de Patrícia. Conhecer suas técnicas e as mil e uma utilidades que a estilista encontra para sofisticar suas roupas é sempre um deleite. Em formato pocket, a apresentação contou com a modelo Carola, perfeita simbiose do sangue brasileiro com a elegância rastafári, para mostrar os looks, explicados tim-tim por tim-tim pela própria Patrícia.

Com ela, entendemos a profusão de tranças em fios de couro que pontuam a coleção, inspiradas, claro, no penteado que ela mais viu na ilha de Bob Marley, para onde se mandou com o stylist Felipe Veloso antes de criar seu verão. Detalhes nas costas de jaquetas, barrados e debruns dos vestidos são arrematados com a ideia. Toalhas de mesa jamaicanas viram regatas, o tressê das cestarias é prensado no couro marrom, meio rústico, oleoso, o mais fiel possível ao original. As estampas trazem o leão da ilha, desenhado em stencil, obra de mais uma parceria com o artista Bruno Bogossian, autor dos grafites-hit do atual inverno, nas camisas que ganharam o mundo. A t-shirt alongada em chamois é irresistível! Mas não só.

Vegetação abundante e a cartela típica da flora local tingem casacos, conjuntinhos e calças cargo, referência militar ao exército africano, sempre presente nas ruas por lá. A “homenagem” ganha também um lindo camuflado, meio artsy, nada óbvio, ao gosto de Patrícia. As cores típicas – verde, amarelo, vermelho e azul – cobrem longas túnicas e camisetas-batas, emprestadas das mulheres nativas. Cereja no bolo: o short e o conjunto de calça e casaquinho jogging, em cinza mescla, que parece moletom molinho, mas é… couro, of course!

O look
Vestido-túnica branco, com estampa em stencil nas cores da bandeira jamaicana, para usar com o colar de flor de jade azul. Tudo de couro, claro.

Clique na galeria abaixo para ver looks selecionados da coleção: