Colaboração entre Paula Raia e Alexandre Birman – Foto: Divulgação

Há quase duas décadas, ainda à frente da Raia de Goeye, Paula Raia lembra a primeira colaboração com Alexandre Birman, quando uma modelo perdeu um dos sapatos na passarela. Hoje, já no comando de sua marca homônima há 13 anos, ela se prepara para lançar mais uma collab com o empresário e designer. Inspirada na obra do botânico Stefano Mancuso, pela qual se apaixonou antes idealizar suas novas criações, Paula conta que a natureza é a protagonista nessa nova empreitada, com atenção especial às flores.

“Tenho verdadeira paixão por elas”, explica em conversa exclusiva com Bazaar. “Estar perto da natureza é imprescindível para mim. O contato com as flores me transforma.” Ainda que seu jardim pessoal seja, confessamente, um lugar de refúgio, o processo criativo dessa vez a levou para Campo Bom, no Rio Grande do Sul, onde acompanhou de perto a criação dos sapatos para a nova coleção. “Foi a primeira em que fui para a fábrica e isso mudou completamente as possibilidades criativas. Levei os esboços da nova coleção e desenhamos tudo a quatro mãos”.

Paula Raia – Foto: Divulgação

Para Alexandre Birman, “o processo criativo partiu do que Paula chamou de ‘bioinspiração’ e foi um convite para nos divertirmos e aprendermos com as plantas e a natureza em si. Criar com ela nos permitiu pensar em maneiras de traduzir esse conceito em sapatos para mulheres contemporâneas, cheias de atitude e personalidade”. “Ser criativo é só metade do caminho”, reflete a estilista. “A outra metade é realizar a ideia; fugir do imaterial para alcançar o material”. Dessa vez, o resultado trouxe para os pés materiais nobres, como a camurça, o veludo e o cetim, em uma paleta de tons terrosos que inclui verde, vinho e marrom. A dupla fala sobre o desejo que a coleção desperta, com detalhes minuciosos de matelassês e flores. “Mais do que sobre tendências”, explica a Paula, “a collab traz qua- lidade e desejo. E se há desejo, o trabalho está feito.”

Colaboração entre Paula Raia e Alexandre Birman – Foto: Divulgação

Para além do lançamento, previsto para o dia 8 deste mês, a estilista admite: “sempre procuro caminhos novos para apresentar a coleção”. A ideia, nesta temporada, foi revelar as novidades durante uma exposição inédita em uma casa abandonada no Jardim Paulista, em São Paulo. No que ela descreve como uma deferência ao universo das plantas e flores, e batizada de Antes de Nós, foi idealizada como “um ambiente tomado pela natureza e no qual o tempo está suspenso. Não se sabe se é passado, pre- sente ou futuro”, completa Paula.

“É uma experiência e tanto”, conta Birman, “daquelas que têm o poder de nos transportar para outro lugar. A moda tem essa vocação e juntos buscamos criar uma conexão maior”. Em um complemento ainda mais orgânico, a aposta de Paula para a coleção foi organizar um fashion film com o mesmo conceito da exposição, onde também terá sua estreia.

Colaboração entre Paula Raia e Alexandre Birman – Foto: Divulgação

“Essa talvez tenha realmente sido a maior e mais robusta colaboração que fiz com o Alexandre”, termina a estilista. “Sou preciosista, detalhista, o que não torna fácil viabilizar um projeto como esse. Fico feliz em dizer que essa se tornou, de longe, minha parceria favorita com ele”. E se o futuro ainda é segredo entre as ideias de Paula, a certeza do presente é que ela segue rodeada de flores, na moda e na vida – com destaque para as dálias, “uma das minhas preferidas”.