Entrada final do desfile de verão 2014 de Paula Raia - Foto: Agência Fotosite
Entrada final do desfile de verão 2014 de Paula Raia – Foto: Agência Fotosite


Por Sylvain Justum

Paula Raia escolheu o coração do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, para seu desfile de verão 2014. A coleção, baseada em diversos tipos de renda, tem clima monástico e foi apresentada em um dos salões da Casa do Povo. A construção, modernista, data dos anos 1950 e foi fundada por judeus provenientes da Europa, em homenagem a amigos e familiares que morreram no Holocausto.

O local sempre funcionou como um centro de cultura e educação, mas também como foco de resistência à ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970. Está em andamento um projeto de reforma do prédio, comandado por Isay Weinfeld. O arquiteto, que nasceu no Bom Retiro, é também autor da loja de Paula, no Itaim Bibi, onde antes funcionava o seu escritório.

Na passarela, a estilista apresentou o melhor de seu savoir-faire, na profusão de vestidos longos, de sensualidade etérea, cheios de recortes, transparências e vazados estratégicos.

Antigamente, rendas eram usadas por homens da nobreza e do clero, ligadas, portanto, ao ambiente religioso. O pioneiro no uso da técnica artesanal foi o missionário francês St. Jean François Régis, no século 17.

Aplicadas em uma cartela delicada, composta de nude, azul clarinho, rosa bebê, marrom e pontos de laranja mais vivo, as texturas têm forma de colmeia, folhas e teia de aranha, além de produzir efeito vazado na laise e em telas geométricas. Craque nas construções rebuscadas de seus vestidos, Paula mixa materiais como couro e chiffon de seda, enquanto extrapola em detalhes luxuosos de acabamento, em barrados e decotes sanfonados, por exemplo.

O deep V está lá, mas divide espaço com modelos fechadinhos até o pescoço, afinal, estamos falando de um certo recato católico. Paula segue a cartilha até a página 2, quando decide meter a mão na tesoura e abrir fendas e recortes localizados que deixam um exagero de pele à mostra. Belo.

Veja mais: Quem passou pela primeira fila do desfile de Paula Raia

Confira os looks da passarela na nossa galeria. Clique:

Update!
Confira o desfile em vídeo: