
O desejo de voltar ao básico e a valorização de características retros se unem para criar uma das principais tendências de inverno 2022: as regatas. As principais grifes internacionais que apostaram na peça – normalmente relacionada a estilos mais casuais – provaram que um look construído com este tipo de blusa pode fugir do lugar comum – principalmente depois de temporadas que apostavam no escape do maximalismo.

Entre as labels que apostaram nesta tendência, algumas se destacam, como é o caso da Prada. A especialidade de Miuccia Prada em criar peças que viralizam e se tornam o must have da temporada, a aposta da vez é a regata branca com o logo da marca: simples, mas que reforça o DNA de quem opta pela grife.
Em sua estreia na direção criativa da Bottega Veneta, Matthieu Blazy apostou na peça como uma forma de limpar o paladar de quem estava acostumado com o DNA criado por Daniel Lee, além de remeter à trajetória do designer na Calvin Klein, quando trabalhou ao lado de Raf Simons.
Já Gabriela Hearst usou a regata na nova coleção da Chloé para reforçar a sua paixão pela criação de power looks por meio do minimalismo, ou seja, valorizando silhuetas e construções de peças que a acompanham. E não são apenas os modelos de malha ou brancos que se destacaram nas passarelas: a Schiaparelli apresentou um modelo em couro, enquanto Diesel transformou o shape em um vestido e a Telfar criou silhuetas oversized.
Veja algumas inspirações para aderir à tendência:
Receita certeira

Não é preciso muito para criar looks interessantes com regatas – uma boa calça é o complemento ideal. Use materiais de diferentes texturas, como o couro, ou que destacam o shape através da alfaiataria para acrescentar mais informação de moda ao visual.
Renove o shape

Marcas como Telfar, Eckhaus Latta e Jason Wu apresentaram diferentes modelos de regata para acrescentar o estilo da label à tendência. Optar por peças oversized, mais justas ou até desconstruídas é um bom caminho para criar looks cheios de personalidade.
Opte por diferentes materiais

Outra opção para adaptar a tendência ao seu estilo é inovar na escolha dos materiais. Tanto a opção de couro da Schiaparelli quanto o modelo com brilho da Emporio Armani fogem das características básicas das regatas.
Se jogue na transparência

Das mais sutis às mais ousadas, a transparência transforma a regata de uma peça casual para um modelo sensual. A peça possibilita diversos truques de styling também, podendo ser usada sozinha ou em sobreposições.