A partir da esquerda; Isabela Prata, Carol Vasone, Camila Yahn, Ivan Bismara, Lázaro Eli e Raquel Valente/Foto: Luciana Prezia

O segundo dia do Pense Moda, nessa quarta-feira (28.11), contou com mesa de discussão sobre a educação de moda no Brasil e palestra da artista Vanessa Beecroft.

Na mesa, Ivan Bismara (da FAAP), Lázaro Eli (do Senac), Raquel Valente (da Santa Marcelina) e Isabella Prata (da Escola São Paulo) discutiram a qualidade do ensino de moda no pais, com mediação da jornalista Carol Vasone. Entre os principais assuntos discutidos estavam as grades curriculares das instituições, a falta de atualização nos conteúdos dos cursos e o papel do MEC nessa regulamentação. Também foram abordadas as diferenças entre fazer um curso de curta duração e uma faculdade de moda, assim como a importância da pós-graduação e a falta de profissionalização do próprio mercado. O intercâmbio internacional de estudantes de moda também fez parte da discussão, assim como o papel do próprio estudante, que muitas vezes desconhece as amplas possibilidades de empregos no mercado e idealiza um glamour em relação a industria de moda, que é irreal. Alguns dados apresentados na mesa revelam que o Norte e o Nordeste ainda são as regiões mais defasadas no ensino de moda e que o setor atualmente é o segundo que mais gera empregos no pais.

A noite foi finalizada com a palestra de Vanessa Beecroft, que apresentou suas principais obras nos últimos vinte anos, desde os tempos de escola, quando começou a desenhar, até os seus trabalhos mais relevantes, assim como os projetos com marcas de moda como Tom Ford, Margiela e Louis Vuitton. Para conferir o conteudo na integra, acesse o hotsite especial da Renner para o evento e clique na galeria abaixo para conferir quem passou por lá.