Platéia cheia no último dia do Pense Moda/Foto: Luciana Prezia

O último dia da 6a edição do Pense Moda aconteceu nessa quinta-feira (30.11), com mesa de discussão sobre sustentabilidade na moda e palestra de Alexander Fury, editor da revista Love.

Marcelo Rosenbaum, Chiara Gadaleta, Felipe Morozini e Jair Kievel (gerente de Responsabilidade Social da Renner), debateram a sustentabilidade, com mediação de Rose Andrade. Entre os assuntos discutidos, se destacou a importância do resgate da identidade cultural do Brasil e do valor de sua mão de obra artesanal, que muitas vezes é deixada de lado pela indústria da moda. Rosenbaum apresentou seu projeto Agt Transforma, realizado com a comunidade de Várzea Queimada, em Teresina. Segundo o arquiteto, “o artesanal no Brasil é caricato, souvenir ou brinde de empresa e não queremos isso” e destacou o grande valor do trabalho manual realizado por lá e como isso pode ser revertido em renda para a comunidade, que vive em condições precárias. Chiara também apresentou seu projeto Ser Sustentável com Estilo, que, dentre uma série de ações e critérios, busca valorizar habilidades locais, trazê-las para o mercado de moda e gerar melhores condições de trabalho, entre outros benefícios sociais e econômicos. A questão da reciclagem – não só material, mas de pensamento – também foi assunto abordado na mesa, finalizada por Rosenbaum, com a proposta de uma “nova ótica de uma nova ética, de uma nova estética”.

Encerrada a mesa, foi a vez do editor de moda Alex Fury subir ao palco, aonde falou sobre as novas plataformas online, a importância da internet e das revistas de moda, assim como a grande força de alcance das redes sociais atualmente. Intermediado por perguntas de Augusto Mariotti, Cassia Tabatini e Thiago Ferraz, além da plateia e do Twitter, Alex falou sobre os diferentes processos criativos de internet e revista, além da questão da publicidade na indústria de moda e das críticas de desfile. Para conferir o que rolou na íntegra, acesse o hotsite especial que a Renner criou para o evento e clique na galeria abaixo para conferir quem passou por lá.