Pirilena Lacerda - Foto: Harper's Bazaar Brasil
Pirilena Lacerda – Foto: Harper’s Bazaar Brasil

Por Clarissa Wagner

Uma mulher à frente de seu tempo, de personalidade forte, Pirilena Larcerda foi uma das grande locomotivas sociais dos anos 70 e 80 e agora comemora 50 anos de carreira com uma trajetória que daria um filme – e dos bons!

Apaixonada por moda desde sempre, começou customizando os uniformes do colégio e bonecas, como muitas meninas de sua idade. Fashionista desde o berço, a família tinha uma confecção com mais de 150 empregados em pleno Leblon e seu tio avó foi um importante figurinista que vestiu estrelas de Hollywood, como Carmen Miranda. Teve a quem puxar.

O pulo do gato? Ou melhor, da gata? Ela vestiu (ou despiu) a musa Leila Diniz na foto que escandalizou o país ao exibir sua gravidez em um biquíni criado por Pirilena. Aos 15 anos, com mais de 1.80 m de altura, freqüentava as melhores festas da alta sociedade carioca ao lado de amigos como o lendário Jorginho Guinle.

Leila Diniz - Foto: reprodução
Leila Diniz – Foto: reprodução

Ainda nos anos 70 mudou-se para Roma e trabalhou para grande marcas como a Fendi, onde se aperfeiçoou no métier. De volta ou Brasil, agora em São Paulo, sentia falta de roupas de festa para mulheres, que, como ela, viam o sol nascer na pista de dança da boate Gallery. Abriu a loja Camuflagem, sucesso imediato. As luzes dos estroboscópios apagaram e Pirilena se reinventou fazendo os coquetel dresses preferidos das moças de fino trato em seu atelier super exclusivo.

Agora, ao completar 50 anos de carreira, a estilista investe em prestar consultoria à grandes marcas. A NK Store foi uma das primeiras. Em busca de novos desafios, Pirilena quer focar cada vez mais nessa sua faceta. E que venham mais 50 anos de sucesso!