Lily-Rose Depp na campanha de eyewear da Chanel - Foto: reprodução
Lily-Rose Depp na campanha de eyewear da Chanel – Foto: reprodução

Se para muitas profissões ser maior de idade é exigência absoluta das empresas, para a moda o caminho é inverso: beleza e juventude têm reinado supremo – e muito lucrativo! A indústria que preza e defende o anti-envelhecimento não consegue se desligar dos rostos de aparência jovem e fresh.

No entanto, tem se discutido muito o fato de que alguns desses rostos podem ser jovens demais. Alega-se que muitas novas modelos são pré-adolescentes, ainda imaturas, que vivem e trabalham sobrecarregadas como maiores de idade. Por vezes, elas acabam tendo que mostrar o corpo com uma sensualidade que não é própria para idade.

Lily e Karl Lagerfeld - Foto: reprodução
Lily e Karl Lagerfeld – Foto: reprodução

Por causa desse contexto, o Congresso norte-americano apresentou um projeto de lei que tem como objetivo abordar os problemas que as jovens, principalmente as adolescentes, enfrentam ao serem empregadas pela indústria da moda e TV. A lei visa aplicar normas trabalhistas, como a regulamentação de horas de trabalho e o pagamento do salário em dinheiro – não em roupas, por exemplo.

O debate, nunca esquecido, ressurgiu recentemente, quando Lily-Rose Depp, filha do ator Johnny Depp, de apenas 16 anos, se tornou a mais recente musa de Karl Lagerfeld, estrelando a campanha de eyewear e cruzando a passarela da Chanel.

Sofia Mechetner, de apenas 14 anos, com vestido levemente transparente no desfile da Dior. Ok ou desnecessário? - Foto: reprodução
Sofia Mechetner, de apenas 14 anos, com vestido levemente transparente no desfile da Dior. Ok ou desnecessário? – Foto: reprodução

Outro mote polêmico desse segmento foi a aparição de Sofia Mechetner, de 14 anos de idade, usando um couture de Christian Dior na passarela de inverno 2015 da maison. O vestido em questão deixava os seios da moça à mostra – o que muitos consideraram desnecessário.

Se o projeto de lei será ou não aprovado, ainda é incerto. Mas, enquanto isso, conta pra gente:
[CP_POLLS id=”22″]