Fila final do desfile de verão 2014 da Sacada - Foto: Ag. Fotosite
Fila final do desfile de verão 2014 da Sacada – Foto: Ag. Fotosite

por Anna Del Mar

O segundo dia de desfiles da edição de inverno 2014 do Fashion Rio acontece nesta quinta-feira (07.11), e Bazaar conta antes o que as marcas que desfilam por lá irão apresentar nas passarelas:

Sacada

Dois croquis do inverno 2014 da Sacada - Foto: Divulgação
Dois croquis do inverno 2014 da Sacada – Foto: Divulgação

A Sacada abre o segundo dia de desfiles do Fashion Rio. A marca buscou na Índia inspiração para compor sua coleção de inverno 2014. Na passarela, a cultura indiana é traduzida através da riqueza dos bordados artesanais, aplicados em bases rústicas, como o jeans, e na mistura inusitada de tecidos sofisticados, como o jacquard e a seda, assim como em outros mais simples, como o moletom. As contraposições também aparecem nas formas da temporada, que ora são estruturadas ora fluidas, enquanto peças mais amplas dividem espaço com as mais ajustadas. A cartela de cores vai dos tons quentes orientais – como as variações de vermelhos, laranja e ocre -, aos azuis índigos e cinzas.

Oh,boy

Dois croquis do inverno 2014 da Oh,boy - Foto: Divulgação
Dois croquis do inverno 2014 da Oh,boy – Foto: Divulgação

A coleção inverno 2014 da Oh, boy partiu de três inspirações fundamentais: o movimento pós-punk dos anos 90, o ballet russo e, principalmente, o lifestyle das bailarinas clássicas durante as incessantes horas de ensaio. Na passarela, a cartela de cores mistura o mood dos espetáculos e dos teatros onde essas apresentações acontecem, em tons como o vinho, o amarelo intenso e o caramelo, com os tons mais suaves e lavados dos collants e meias dos treinos, como o rosa, o azul claro, branco e pele. As plumas dos figurinos de espetáculos de ballet foram tricotadas a mão e transformadas em pulls e casacos; o jeans recebeu aplique do próprio jeans com paisleys cortados a laser; os tules foram transformados em t-shirts e moletons, enquanto peças urbanas foram criadas a partir do uso da seda lavada e da organza. Saias, calças e shorts clochard têm como inspiração as roupas oversized que as bailarinas usam nos ensaios. As jaquetas, moletons e t-shirts também tem uma proporção over, como as formas do começo dos anos 90. Estas são usadas com vestidos canelados, justos e longos.

Iódice

Croqui da coleção de inverno 2014 da Iódice batizada de "Caçadoras Noturnas" - Foto: Divulgação
Croqui da coleção de inverno 2014 da Iódice batizada de “Caçadoras Noturnas” – Foto: Divulgação

Batizada de “Caçadoras Noturnas”, a coleção de inverno 2014 da Iódice foi inspirada na floresta. A estamparia exclusiva da marca sugere um mix de peles animais, sobreposições de folhagens, galhos secos, penas exóticas de coruja e florais escuras. Os materiais se dividem em sedas, tweeds, cetins, rendas e jacquards. A malharia aposta em crepe, bandagem, malha prene, veludo e seda devore. Destaque para a volta do algodão escuro e da sarja além dos tecidos em viscose e dos mais tecnológicos como Balem, Jahen, Heavy. Na cartela de cor diversos tons de verde e de kaqui, além de merlot, ruby, preto, laranja e mostarda.

Coca-Cola Jeans

Croqui do brasileiríssimo inverno 2014 da Coca-Cola Jeans  - Foto: Divulgação
Croqui do brasileiríssimo inverno 2014 da Coca-Cola Jeans – Foto: Divulgação

A Coca-Cola Clothing, agora com novo nome Coca-Cola Jeans segue reverenciando o Brasil em sua coleção de inverno 2014. “Vamos falar sobre celebração, sobre a cultura e a diversidade de um país tão grande”, diz a estilista Thais Rossiter. Em uma onda de alegria e patriotismo a marca ressalta os contrates do Brasil, como as cidades versus a natureza em contrastes entre brilhos e opacos, lisos e texturas, dando não só esportividade aos looks mas ressaltando a riqueza criativa do tema. O futebol serviu como uma das principais inspirações para a construção das peças, nas aplicações, escolha de materiais (super tecnológicos), reforçando o DNA de streetwear pela qual a marca é reconhecida. Os shapes trazem os ombros bem marcados, em peças amplas e com muito volume tanto no feminino quanto no masculino; as calças também ganham corte esportivo. Entre os materiais que ganham destaque estão o couro ecológico, a sarja, o nylon, o moletom, o chevron, o tyvek, peles falsas e o denim emblemático da marca. A estamparia é inspirada na fauna de nosso país. Os prints são ultra coloridos e aplicados sobre o nylon. A bandeira nacional é representada na cartela de cores com verde, amarelo, azul e branco; as cidades por meio do preto e do branco e é claro, o vermelho da Coca-Cola. A trilha que embala o desfile terá participação especial de Gabi Amarantos e David Correy.