Carine Roitfeld na sua festa, em Paris - Foto: Getty Images

Por Vânia Goy, de Paris*

A Harper’s Bazaar foi à casa de Carine Roitfeld na última terça-feira (02.10) conhecer de perto a edição limitada de maquiagem assinada pela editora de moda para a M.A.C. É no apartamento localizado no bairro Les Invalides, em Paris, que ela vive há 15 anos . “Você viu a vista lá fora?”, disse, ao abrir as grandes janelas enquanto era fotografada.

Lá dentro, nada de fotos ou obras de arte nas paredes branquíssimas. O ambiente clean tem poucos móveis, todos em tons neutros, detalhes clássicos, muitos livros e algumas fotos seus filhos e de sua netinha recém-nascida, filha de Julia, discretamente espalhadas pelas três salas. “Uma vez, arrombaram a porta do meu prédio, mas nada aconteceu. Quando a polícia chegou, acharam que tudo havia sido roubado, e eu tive que explicar que o espaço vivia vazio daquela forma”, diverte-se Carine.

Bazaar quis saber o que a editora havia feito antes do nosso encontro. Na manhã da terça, contou que estava atrasada por conta da visita da filha e da neta, que moram em Nova York. “Tive de correr! Fiquei tempo demais com o bebê quentinho e adorável no colo e, provavelmente, não fiz a melhor maquiagem que podia”, disse, rindo. Tudo isso para chegar ao backstage da Chanel antes do desfile começar. “Queria encontrar Karl Lagerfeld e sabia que depois da apresentação seria impossível.”

Entre reuniões sobre a próxima edição de sua revista, a festa de lançamento (que aconteceu na noite do mesmo dia) e outros desfiles, como o de Valentino, ela passou no cabeleireiro para preparar os fios (cuidadosamente bagunçados) e disse que esperava por um maquiador. O dresscode da recepação pedia “black tie and smoky eye”, bien sûr.

Carine chegou ao hotel Salomon de Roitschild vestindo Givenchy: ela combinou a blusa de organza preta e mangas bufantes com calça reta de alfaiataria, sobreposta por uma saia. Tudo recém-saído das passarelas da marca francesa.

Nos três salões, muita gente animada, incluindo Ricardo Tisci, estilista da Givenchy, Léa T., Alexander Wang, Giovanna Battaglia e Anna Dello Russo (animadíssimas!), Azzedine Alaia, Haider Ackermann, grupos de modelos e fashionistas, além de Karl Lagerfeld, com quem Carine dançou You are the one that I want, trilha do filme Grease.

*Vânia Goy viajou a convite da M.A.C.