Colar de paládio com pérolas, diamantes negros e cristais Swarovski - Foto: Reprodução
Colar de paládio com pérolas, diamantes negros e cristais Swarovski – Foto: Reprodução

Por Ligia Carvalhosa

Imagine uma joia que mistura o universo surrealista-kitsch de Pedro Almodóvar ao senso de estilo sexy-chic de Carine Roitfeld. Mistura aparentemente estranha, mas com resultado poderoso. São assim as peças da Schield, nova marca italiana de referências maximalistas e humor politicamente incorreto, que já conquistou nomes como Olivia Palermo, Cara Delevingne e Joan Smalls.“É um mix entre luxo, ironia e nossa própria personalidade”, explicam Roberto Ferlito e Diego Diaz Marin, a dupla por trás dos hits – reais e virtuais, já que as preciosidades-cool têm alta adesão (de likes) nas redes sociais.

Nascido na Sicília, Roberto é o lado designer do duo, tendo trabalhado por 13 anos na equipe de estilo de Roberto Cavalli. Natural de Madri e com capas assinadas para as Harper’s Bazaar China e Indonésia, além de campanhas para Aquazzura e Cavalli, Diego é fotógrafo e se encarrega de toda a parte visual da grife. Suas peças são completamente diferentes do que se espera de uma marca de joalheria. Ainda bem. Os processos e materiais são os mesmos. “Nossas joias são feitas à mão e tomam aproximadamente 80 horas de trabalho de 11 artistas”, contam sobre o processo de produção em Forli, pequena cidade de ourives e artesãos, no norte da Itália.

A imagem, porém, é fruto de um mix das referências onipresentes em seus trabalhos e do gosto pessoal de ambos. Gosto, aliás, nada óbvio, vide a mais recente coleção, composta por anéis, pulseiras, brincos e colares com interpretações algo subversivas do corpo humano.“Vem da nossa necessidade de ver beleza em tudo, mesmo em coisas que não são socialmente corretas.” Não surpreende, então, que a marca já tenha sido alvo de críticas por uma de suas campanhas, que, segundo os críticos, fazia alusão à bulimia.

Colar de ouro com ônix e cristais Swarovski; Brincos de ouro com pérola; Colar de ouro com olhos em cristal Swarovski - Foto: Reprodução
Colar de ouro com ônix e cristais Swarovski; Brincos de ouro com pérola; Colar de ouro com olhos em cristal Swarovski – Foto: Reprodução

Contestada por alguns, admirada por outros, mas sempre no centro das atenções de todos. Para seu verão 2014, o estilista Alessandro Dell’Acqua convidou a dupla para uma coleção-cápsula de joias para sua No21. Em setembro de 2014, foi a vez de a grega Mary Katrantzou levar para sua passarela de verão 2015 acessórios de referência marinhas mitológicas assinados por Roberto e Diego. “Fomos apresentados pelo stylist Panos Yiapanis e foi amor à primeira vista. Foi uma união perfeita de estilos e ideias malucas, misturados de uma forma incrível”, contam sobre os acessórios que reproduzem, fisicamente, as estampas gráficas da estilista. Para os interessados, as preciosidades de ouro, ametistas, esmeraldas e diamantes estão à venda em multimarcas como Luisa Via Roma, Galleries Lafayette e Harvey Nichols.