Fotos: Érico Toscano
Fotos: Érico Toscano

por Luigi Torre

2017 promete ser um grande ano para a Ralph Lauren. Em meio a um intenso processo de reestruturação e reinvenção (com a implementação do esquema see now, buy now já na mais recente semana de moda de Nova York), a marca americana comemora 50 anos de existência. Em terras nacionais, a label tem motivo em dobro para celebrar: há um ano e meio da inauguração de sua primeira flagship brasileira (também a única da América Latina), a etiqueta conseguiu superar todas as expectativas e angariar um time fiel de consumidoras.

Fotos: Érico Toscano
Fotos: Érico Toscano

“Nossa maior preocupação era desvincular a marca daquela imagem muito esportiva”, diz a brand manager da Ralph Lauren no Brasil, Laurita Mourão. “Foi quando percebemos que existia um mercado com muito potencial e clientes ávidos por roupas de alta sofisticação e mais atemporais”, continua.

Fotos: Érico Toscano
Fotos: Érico Toscano

Que cliente é essa? Uma que não gosta de chamar atenção, prefere os eternos clássicos do guarda-roupa e não dispensa o conforto que só tecidos da mais alta qualidade podem dar. Segundo Laurita, o look Ralph Lauren que define a consumidora nacional é composto por uma boa camisa, blazer, calça de alfaiataria e uma malha de cashmere. “Diferentemente da consumidora americana, a mulher que compra Ralph Lauren no Brasil busca menos o que foi desfilado e mais o que chamamos de icons – aquelas peças que nunca saem de linha”, conta ela, apesar de reconhecer uma crescente demanda pelas peças mais exclusivas de desfiles.

De fato, não estamos falando de uma marca conhecida por seguir as tendências mais quentes do momento, mas, sim, por vender todo um estilo de vida. “E é isso que buscamos comunicar a nossas consumidoras, mostrar um pouco desse universo, de onde e como as peças são feitas, das nossas referências, e fazê-las entender toda a preciosidade de nossas peças.”

Stylist: RODRIGO YAEGASHI
Beleza: LETÍCIA DE CARVALHO (AMUSE-MENT)
Set design: TISSY BRAUEN

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