O estilista Oscar de la Renta - Foto: reprodução
O estilista Oscar de la Renta – Foto: reprodução

Por Victoria Ranieri

Não há mulher no mundo que não tenha se encantado, ao menos uma vez, com um vestido de Oscar de la Renta. Nascido em 1932 na República Dominicana, o estilista, que faleceu na noite dessa segunda-feira (20.10), deixou o seu país natal aos 18 anos para estudar pintura na Espanha. Foi então que seu interesse pela moda nasceu.

De la Renta começou a desenhar para diferentes grifes espanholas e, um tempo depois, virou aprendiz de ninguém menos que Cristóbal Balenciaga, a quem o estilista considerava seu mentor. Tempos depois, ele foi para Paris para ser assistente de alta-costura de Antonio del Catillo, na Lanvin.

Annette e Oscar de la Renta - Foto: Getty Images
Annette e Oscar de la Renta – Foto: Getty Images

Desde então, sua carreira decolou. Ele trabalhou para as grifes Arden e Jane Derby, a qual tomou as rédeas quando Jane faleceu, em 1965. E logo depois, em 1969, lançou sua grife homônima. De 1993 a 2002, o estilista desenhou para a linha de alta-costura da Balmain.

Oscar de la Renta, em junho de 1985 - Foto: Getty Images
Oscar de la Renta, em junho de 1985 – Foto: Getty Images

O que tornou Oscar de la Renta famoso foi sua fascinação pelo estilo feminino, seu divertido uso de cores, a facilidade em deixar as mulheres se sentindo bonitas e glamorosas com suas criações. As criações do estilista tinham um estilo romântico, glamoroso e uma pitada de alta-costura.

Recentemente, foi anunciado que Peter Copping estaria assumindo a direção criativa da label. Sua primeira coleção será apresentada na próxima semana de moda, de inverno 2016. Em nossa galeria você confere uma seleção de looks do estilista que já deixa saudade: