Jade Picon e Camila Pitanga – Foto: Leca Novo

*BAZAAR Apresenta

A Riachuelo se despede de 2025 com a celebração de um marco: a inauguração de uma pop-up em Pinheiros, considerada o ponto de partida de um novo capítulo de transformação da marca. Localizada no número 473 da Rua dos Pinheiros, a loja abre suas portas oficialmente nesta sexta-feira (12.12) e funcionará por 12 meses como um laboratório vivo – onde a marca une produtos, cultura, tecnologia e experiências que materializam a identidade que orienta a nova fase da Riachuelo.

Com 240 m², a pop-up é a primeira a apresentar o novo conceito arquitetônico da Riachuelo. O ambiente acolhe a identidade visual renovada, com uma paleta de cores que inclui o Verde Riachuelo e o Bege Duna, iluminação natural, plantas nativas e uma playlist composta exclusivamente por artistas nacionais. A modularidade também é central: o mobiliário versátil permite atualizações constantes, acompanhando a dinâmica de um layout que se reinventa a cada quinze dias.

Cathyelle Schroeder – Foto: Leca Novo

“A pop-up de Pinheiros materializa o momento de transformação da Riachuelo, que é, acima de tudo, verdadeiro, conectando a loja às nossas histórias, à nossa essência e a tudo que nos torna únicos. Nela, resgatamos nossas raízes com uma proposta inédita, que marca o início de uma nova fase de expansão e reformas. Nossa loja é um convite para o consumidor entrar, querer ficar, e vivenciar a potência criativa e brasileira que queremos levar para cada uma das nossas lojas espalhadas pelo País”, conta Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo.

Para celebrar a abertura do espaço, a Riachuelo convidou um time de peso para vivenciar toda a experiência brasileira que o espaço oferece. Nomes como Camila Pitanga, Jade Picon, Caio Braz, Julia Soares, Luiza Brasil, Luanda Vieira e Irina Cordeiro aproveitaram os drinks criados por Néli Pereira e a roda de samba do grupo Preta Batuque, banda formada apenas por mulheres.

Arquitetura que conta histórias brasileiras

Dj Aisha – Foto: Leca Novo

Ao entrar no espaço, o público é recebido por uma obra exclusiva do artista potiguar Gabriel Fernandes, parceiro da marca desde 2024. A escultura, inspirada no carretel, funciona como símbolo do DNA fabril da rede e reforça o vínculo com o Rio Grande do Norte, berço da Riachuelo.

Elementos icônicos também fazem referência direta à trajetória da empresa: além dos carretéis que remetem ao processo de produção, as máquinas de costura na área do self-checkout homenageiam o saber manual e as mais de 30 mil pessoas que costuram a história da moda brasileira, com destaque para as bordadeiras e as famílias no Seridó nordestino.

Curadoria, portfólio estratégico e experiências

Vinícius e Venâncio, o duo Androginos – Foto: Leca Novo

A pop-up inaugura um novo modelo de atendimento consultivo e apresenta uma curadoria estratégica de produtos femininos e agênero. Entre os destaques estão a linha D-ULTRAS®, de básicos tecnológicos; o jeans Pool, e as collabs que conectam a marca a visões criativas diversas – incluindo a parceria com a estilista Helô Rocha.

Com um calendário recorrente de ativações (sempre de quinta a domingo), o espaço celebra a criatividade brasileira por meio de eventos, experiências e momentos culturais. Só em dezembro, a programação inclui DJ nos fins de semanas, distribuição de picolés com sabores nacionais, apresentação da Orquestra de Heliópolis e uma Gift Station com embalagens especiais.

Sustentabilidade e tecnologia

Verena Figueiredo – Foto: Leca Novo

Em Pinheiros, a Riachuelo estreia uma operação inédita de circularidade – esta será a primeira unidade da rede a transformar roupas usadas (entregues nos coletores da loja) em novas peças por meio da linha POOL LOOP, que utiliza jeans reciclado em um processo de upcycling. As shopping bags também ganham nova versão, agora produzidas em 100% algodão, com 25% de fibras recicladas.

O novo capítulo da marca também se revela na tecnologia. A pop-up é a primeira loja da Riachuelo 100% self-checkout, com etiquetas inteligentes RFID e um sistema operacional que reduz pela metade o tempo de transação. No Provador Inteligente, um espelho interativo identifica automaticamente as peças, exibe informações detalhadas, permite solicitar atendimento e oferece controle de luz e som, ajustados em tempo real.

Mais do que uma loja, a pop-up é a materialização da jornada de evolução da Riachuelo – um projeto celebrado com uma abertura para convidados nesta quinta-feira (11.12), e que serve como vitrine para o conceito que será gradualmente replicado em toda a rede. As primeiras reformas no modelo full estão previstas para o primeiro trimestre de 2026, e marcam o início de uma fase de expansão e revitalização das mais de 30 unidades da companhia.