
A Riachuelo mostra que fazer moda vai muito além de vestir: é sobre respeitar o tempo da terra, valorizar as pessoas envolvidas no processo e criar, com responsabilidade – Foto: Divulgação
A Riachuelo dá mais um passo em direção a uma moda com propósito ao lançar a Pool Jeans REGEN, uma coleção masculina que traduz inovação, rastreabilidade e impacto positivo em apenas quatro peças. O que parece simples à primeira vista — três calças e uma jaqueta — carrega, na verdade, um processo complexo e cuidadoso que começa no solo e chega à loja com total transparência. Produzidas com algodão cultivado por meio de práticas regenerativas, essas peças nascem de um sistema agrícola que respeita o ritmo da natureza, utilizando insumos biológicos e apenas água da chuva, sem recorrer a fontes como rios ou nascentes. Mais do que isso, a cadeia produtiva adotada reduziu em 40% o uso de químicos nos últimos anos e é abastecida por energia renovável, além de aplicar modelagem digital para minimizar desperdícios e lavanderias automatizadas que economizam água e insumos. O resultado é um jeans durável, eficiente e que carrega um diferencial: um QR Code em sua etiqueta que convida o consumidor a acompanhar toda a jornada da peça, do cultivo ao cabide.

A Riachuelo dá mais um passo em direção a uma moda com propósito ao lançar a Pool Jeans REGEN – Foto: Divulgação
O desenvolvimento da coleção é fruto de uma colaboração com empresas comprometidas com os mesmos valores: a Vicunha e a Sccheffer, primeiras do Brasil a conquistarem a certificação internacional REGENAGRI, e a Blockforce, especializada em soluções de rastreabilidade digital para a moda. Essa união mostra que é possível repensar a indústria a partir de parcerias que priorizam a regeneração e a transparência. Mas o compromisso da Riachuelo não se limita a essa coleção. A marca também investe em outras frentes sustentáveis, como o programa AgroSertão, que reintroduziu o cultivo de algodão agroecológico no sertão do Rio Grande do Norte — uma prática abandonada desde os anos 1980. Em 2024, mais de 160 agricultores em 15 municípios já fazem parte da iniciativa, fornecendo matéria-prima para a fábrica da Riachuelo em Natal e fortalecendo o ecossistema local com técnicas de baixo impacto ambiental.

Pool Jeans REGEN – Foto: Divulgação
A circularidade também é uma prioridade. Todas as lojas da marca contam com pontos de coleta em parceria com a Circular Cotton Move, maior movimento de economia circular têxtil da América Latina, oferecendo ao consumidor um destino consciente para peças em desuso. Além disso, a Riachuelo é uma das criadoras do Hub de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade, ao lado de instituições como IPT, Retalhar, B3 e Vicunha, onde foi desenvolvida uma nova fibra reciclada a partir de resíduos têxteis da própria produção — um modelo de circuito fechado que transforma descarte em matéria-prima e reduz os impactos da indústria. Em cada detalhe, a Riachuelo mostra que fazer moda vai muito além de vestir: é sobre respeitar o tempo da terra, valorizar as pessoas envolvidas no processo e criar, com responsabilidade, os caminhos de um futuro mais justo e sustentável.