Busca Home Bazaar Brasil

Rick Owens: de falsificador a renomado estilista

O designer completa 56 anos neste domingo (18.11)

by Beatriz Poletto
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Na semana de moda de Paris, além das coleções elegantes de grifes como Chanel e Yves Saint Laurent, existem os designers que surpreendem e apresentam arte na passarela. John Galliano para Margiela é um exemplo.

Mas existe outro estilista que rouba a atenção: Rick Owens usa e abusa do gótico glamouroso, pós-apocalíptico com uma mistura de grunge e, assim, se tornou um dos mais renomados profissionais da indústria. Neste domingo (18.11) o designer completa 56 anos, e a Bazaar conta um pouco de sua história para homenageá-lo.

Além da indumentária, Rick também possui uma linha de móveis e já publicou três livros: “L’Ai-Je Bien Descendu?”, em 2007; “Rick Owens”, em 2011; e “Rick Owens Furniture”, em 2017.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Depois de largar a faculdade de artes e design, Rick Owens fez um curso sobre padrões de estamparia em Los Angeles. Algum tempo depois, por necessidade, o estilista aceitou um emprego onde copiava estampas ilegalmente de designers famosos.

Em 1994 abriu sua própria marca, e só a vendia para Charles Gallay, um dos maiores varejistas de Los Angeles. Em 2001, o estilista concordou em expandir seus negócios e passou a distribuir suas peças em parceria com a Eo Bocci Associati, já que produzia na Itália.

Foto: Divulgação

Verão 2019 – Foto: Divulgação

O estilista alçou fama quando Kate Moss apareceu usando uma de suas jaquetas de couro, em abril de 2001.

Inverno 2018 - Foto: Divulgação

Inverno 2018 – Foto: Divulgação

Em 2002, Owens foi nomeado diretor criativo da Revillon, grife francesa fundada em 1723. No ritmo em que trabalhava, o estilista se mudou de Los Angeles para Paris e passou a apresentar suas criações na capital da moda. Ele permaneceu na label até 2007.

Verão 2016 - Foto: Divulgação

Verão 2016 – Foto: Divulgação

Hoje, o estilista trabalha em sua marca homônima, segue apresentando suas criações inusitadas na semana de moda de Paris.

Leia mais:
Yves Saint Laurent e seu legado na moda
Riccardo Tisci: o que esperar do italiano na Burberry
Vivienne Westwood entra para o calendário da NYFW