Por Joana Maranhão

Nesta quarta feira (23.05), Harper´s Bazaar participou da palestra Street Stars, com a diretora de tendências Camila Toledo, do bureau Stylesight no Brasil. O evento  integrou a programação do Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design, que acontece em paralelo ao Fashion Rio.

Durante a palestra, Camila abordou a moda como negócio, mostrando como é fundamental para uma marca entender o seu conceito e público alvo, para assim conseguir se posicionar junto ao seu cliente.

Ela considera que a tecnologia tem papel decisório na comunicação da marca com o consumidor. Dentro das estratégias sugeridas por Camila, estão as mídias sociais, importantes para comunicar o universo da marca e não apenas vender produtos.

Durante a conversa, Camila também falou sobre a importância das imagens e da experiência visual nos dias de hoje. Por isso, redes como Instagram e Pinterest, além do Facebook – onde é possível interligar todas as outras ferramentas – viraram febre e se tornaram  fundamentais para uma marca se comunicar rapidamente com o consumidor e também se aproximar ainda mais dele.

A consultora de tendências aproveitou para fazer um alerta aos blogs nacionais de estilo pessoal. Segundo Camila, o principal ponto negativo da ferramenta é que as brasileiras acabam optando por looks mais seguros, o que não gera inquietude e mudança de olhar. “Apesar de a informação chegar de forma didática à leitora, um look mais criativo e inusitado gera desconforto e é desta sensação que surge algo novo”, diz.

Para finalizar, Camila Toledo ressaltou a importância das parcerias de marcas com blogueiros e formadores de opinião, para a geração de conteúdo de moda, além de propostas de design mais inspiradores e criativos.

Foto: Reprodução