Verão 2014 de Ronaldo Fraga - Fotos: Getty Images
Verão 2014 de Ronaldo Fraga – Fotos: Getty Images

Por Sylvain Justum

Amante declarado do futebol, o cruzeirense Ronaldo Fraga resgata para o verão 2014 o tema que já lhe inspirou em outras coleções. O desfile, realizado nesta terça-feira (19.03) dentro do SPFW, olha para os primórdios do esporte de Neymar, uma época romântica que tem mais a ver com Pelé, com os campinhos de terra batida no lugar das arenas ultra modernas dos dias de hoje. As referências são explícitas: da passarela, com traves de madeira e linhas brancas pintadas no chão, aos gomos das bolas construindo macaquinhos e, claro, os uniformes dos jogadores em versão alfaiate.

Listras de todas as espessuras e direções, decotes e amarrações típicas das vestes de jogo ditam o ritmo. São uma graça os blazers curtinhos, rajados na vertical, com brasão no peito e cadarço no lugar dos botões. Para combinar com eles, boas pantalonas – também cheias de listras – e botinhas que revisitam as chuteiras old school, de couro pesado.

Nas mãos, frasqueiras em forma de rádio, daqueles quadrados que nossos avós colavam na orelha para ouvir os gols de Garrincha. Tudo bem confortável, como Ronaldo gosta. Seguem a mesma linha os bermudões,as saias volumosas, cheias de movimento – às vezes sobrepostas a shortinhos – e os vestidos soltos, construídos em patchwork de gomos ou em rede plastificada, com fios flúo, no melhor momento do desfile. Golaço.

Nas estampas, traços lúdicos, que parecem feitos de giz de cera, reproduzem jogadores de pebolim e, como não poderia deixar de ser, os distintivos clubísticos. Dá para reconhecer facilmente os do Cruzeiro e de seu arquirrival, o Atlético mineiro. Sobra tempo ainda para uma família paetizada, em looks feitos sob medida para brilharem nos jogos noturnos, sob a luz dos holofotes.

O Look: Vestido de rede plastificada, com faixas horizontais em cores flúo.

A Beleza: A palha de aço, que ficava sobre a antena da televisão para melhorar a imagem, sobe à cabeça e vira peruca

O Acessório: A botinha peep toe de cano curto e amarração de chuteira puro charme retrô