
Off-White, inverno 2024 – Foto: Reprodução/WWD/Giovanni Giannoni
Considerada um dos itens de moda mais apreciados ao longo dos anos, as saias alcançaram seu protagonismo na temporada de inverno 2024 da semana de moda de Paris e estão por toda a parte. Grifes como Givenchy, Cecile Bahsen e Off-White exploraram a versatilidade, em diferentes contextos, desta peça que está presente no cotidiano social desde os primórdios da Idade Média – onde ainda era um item de vestuário unissex, contrariando o pensamento da maioria que acredita que saias para homens são algo deste século.
Desde os modelos mais tradicionais aos que extrapolam o conceito da modernidade, que com suas diferentes formas, construções e tamanhos criam verdadeiras peças arquitetônicas. A versatilidade da peça fez com que as saias aparecessem em diferentes releituras ao longo da PFW. Listamos cinco tendências para ficar no radar fashion para a próxima temporada :
O rock glam de Isabel Marant
Delicadeza e feminilidade extrema? Não para Isabel Marant. As saias surgem na nova coleção no melhor estilo rock glamourizado, unindo com dois códigos da marca – que também estão em alta nesta temporada: o couro e as franjas.
O arquitetônico suave de Givenchy
As formas bem estruturadas das peças chama a atenção, em especial as saias, que contam com aplicações em tecido, formando relevos tridimensionais nas peças inferiores.
A era maximalista de Off-White
O inverno pode – e deve – ser colorido. Na Off-White, a tendência surge com diversas referências maximalistas, além de construções inovadoras. A marca apostou na releitura disruptiva das saias em diferentes comprimentos.
Os babados florais de Cecilie Bahsen
A marca levou para as passarelas o romantismo delicado, sem perder o olhar moderno e um toque de sensualidade, usando e abusando de transparências ao longo de toda a coleção. Os babados se misturam às flores para compor diversas peças, incluindo saias retas, fluídas e também balonês.
Os recortes de Dries Van Noten
Os recortes e as ilusões de ótica desfilaram pela moderna passarela da Dries Van Noten, que trouxe saias em diferentes tamanhos – em especial, as com comprimento mídi – e tecidos, o que reforça a versatilidade dessa peça nesta estação.