Após um ano de trabalho intenso cumprindo regras, horários e metas é tempo de relaxar e comemorar tudo que foi conquistado. As festas da empresa são um momento de descontração, de estreitar laços entre colegas, chefes, parceiros e colaboradores, enfim é hora de socializar.
A consultora de Imagem e Comportamento Rachel Jordan lembra que apesar de ser um encontro informal e descontraído, é uma reunião com pessoas do trabalho e que a hierarquia não deve ser esquecida. Rachel ressalta que no dia seguinte todos estarão cara a cara no mesmo ambiente. Portanto, a principal regra a ser seguida é: nada de exageros.

Harper’s Bazaar’s December 2011 – Foto: Pinterest
E a escolha do look também segue a mesma orientação. Saber exatamente aonde será a confraternização é a primeira coisa a ser feita. Muitas empresas organizam a festa na própria sede ou em ambientes como casa de festas, restaurantes e clubes.
A decisão sobre o que vestir, deve ser tomada a partir do local do evento. Há diversos estilos de empresas: as mais formais, as semi-formais e as informais. Uma dica para escolher o look certo é procurar seguir a mesma linha do dress code que você usa no cotidiano. Mas, calma, isso não significa ir à festa de tailleur, se é assim que você trabalha.
Significa optar por peças que tenham a ver com a cultura da empresa. Se trabalha em um ambiente mais formal, no qual os looks do dia a dia são social completo, procure roupas mais elegantes, porém mais descontraídas.
Vestidos de tecidos mais leves e cores mais claras, saias de laise ou pareô, blazers com cortes mais modernos e descolados deixam as mulheres bem vestidas e elegantes, sem tanta formalidade. Estampas mais alegres que você não costuma adotar no dia a dia de trabalho são bem-vindas nessa ocasião.
Muita atenção ao que deve ser evitado de acordo com o grau de formalidade da empresa. Na lista de proibições figuram os decotes muito profundos, peças justas e curtas demais. Usar uma transparência sutil e elegante pode ser bem legal. Porém, quando a lingerie fica totalmente visível, definitivamente é melhor evitar. Calça legging é super bacana para usar no parque, já na festa da empresa não. A escolha do look não precisa (e nem deve) ser um momento de estresse. Bastam bom senso e bom gosto.
Veja nas imagens abaixo algumas sugestões de looks que podem ser adotados nas confraternizações de fim de ano da empresa.

Foto: Pinterest