Foto: Reprodução

O último dia de palestras do Salão +B de negócios de moda da ABEST contou com reflexões de Luís Rasquilha, Luciano Deos, Rony Meisler, Davi Gonçalvez, Ellen Kiss, Fábio Justos e Luc Zeltner.

Rasquilha, CEO da AYR Consulting Worldwide e CMO da IBT, The Realtime Web Corp; refletiu sobre as tendências de consumo para a próxima década e as possibilidades de negócios que surgem dentro de cada uma delas e como novos empreendedores podem aproveitar essas oportunidades.

Ele falou sobre a conectividade permanente dos dias de hoje, como a maioria dos profissionais atuais estão em constante movimento, a dificuldade e necessidade de descanço; além do poder que está nas mãos do consumidor e da importância da experiência entre marca e público. Rasquilha também citou diversos cases de sucesso que foram criados a partir dessas novas tendências; como redes sociais específicas desenvolvidas online, entre outros exemplos.

Luciano Deos, presidente da GAD, Grupo de Serviços de Marca e presidente da ABEDESIGN; falou sobre Branding 360 graus. Entre os temas abordados por ele; estava o desafio das empresas nacionais em internacionalizar suas marcas e a importância das estratégias de negócios. Deos citou a Havaianas, Melissa e Osklen como marcas nacionais bem sucedidas na construção de suas marcas.

Rony Meisler, fundador e diretor criativo da Reserva, também foi convidado para falar de branding e design. Ele contou a história de sua marca, que usa o deboche e o lifestyle desencanado do carioca como “não estratégia” de marketing e ressaltou a falta de tomada de riscos como ponto fraco na indústria de moda nacional.

Depois de um rápido intervalo, a professora da ESPM, Ellen Kiss falou sobre branding da moda e compartilhou reflexões e estratégias sobre o mercado atual, de um modo geral. Ela também concorda com Rony, sobre o medo que os empreenderes brasileiros tem de se arriscar e da falta de estratégias para implementar boas ideias.

David Gonçalves, da The Craft Shoes Factory; também abordou o assunto de branding de moda, compartilhando a história e algumas estratégias de posicionamento da empresa, para alcançar o sucesso com uma marca de sapatos artesanais masculinos.

Para finalizar, reflexões sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Negócio da Moda; com Fábio Justos, da Twins for Peace e o francês Luc Zeltner, da loja Merci.

Ambos contaram a história das empresas que representam, provando que é possível construir marcas sustentáveis e beneficentes, sem deixar de ser cool ou desejável.