Foto: reprodução/campanha De Beers
Foto: reprodução/campanha De Beers

Por Victoria Ranieri

Como de costume, todo mês Bazaar revela a pedra do mês e um pouco de sua história. Abril é dedicado ao diamante, gema composta pelo elemento carbono e conhecida como o mineral mais duro, de acordo com escala de Mohs, que classifica a resistência dos materiais. Todas essas questões técnicas, porém, não fazem jus ao poder que o rodeia.

Leia mais: Christie’s anuncia maior leilão da história de um diamante azul

Ao longo ha história, ele  foi cercado por crenças e misticismos. Entre suas reputações, há uma de ele ser um poderoso talismã, que protege seus usuários. Os hindus costumavam acreditar que, ao oferecer um diamante para a divindade Krishna, estariam garantindo a vida eterna no mais elevado dos céus. Já os árabes, os persas e os egípcios diziam que a pedra trazia uma extrema boa sorte.

As classificações do diamante - Foto: reprodução
As classificações do diamante – Foto: reprodução

Por ser um mineral tão duro, essa pedra simboliza o amor eterno. Essa associação também está relacionada a uma crença antiga grega que afirmava que as pontas das flechas dos cupidos eram feitas com a gema.

Leia mais: Conheça a história por trás da tradição do anel de noivado

Assim como acontece com outras pedras, existe uma classificação específica para os diamantes que varia de acordo com suas características. Essa classificação também é conhecida como os 4 Cs. São eles: clarity, color, cut e carat weight (em portugês: pureza, cor, lapidação e quilates). Ou seja, quanto mais incolores, bem lapidados e perfeitos, mais caros são. A questão da cor só não se aplica aos fancy color diamonds, que podem aparecer nos mais diversos tons. Com exceção dos amarelos e marrons, diamantes em qualquer outra cor são considerados muito raros, mesmo que a saturação seja fraca.

As classificações de cor dos fancy diamonds - Foto: reprodução
As classificações de cor dos fancy diamonds – Foto: reprodução

E como sabemos que esse texto desperta a vontade de ver peças com a gema, fizemos uma seleção do que encontramos de mais bacana no mercado. Clique!

Leia mais:
Conheça a pedra do mês de março: água-marinha
Minha pedra é ametista… Conheça a gema do mês de fevereiro!
Conheça a granada, a pedra do mês de janeiro