Foto: Ellen Von Unwerth/Divulgação

A trajetória de Shirley Mallmann é uma das mais notáveis no mundo da moda: descoberta em uma fábrica de sapatos em Lajeado, no Rio Grande do Sul, ela foi a primeira modelo brasileira a conquistar o posto de top model no mercado internacional, abrindo o caminho para grandes nomes, como Gisele, Alessandra Ambrosio, entre outras.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A modelo foi imortalizada por Jean Paul Gaultier, que se inspirou em Shirley para criar o franco do perfume “Classique”, que tem o formato de uma silhueta feminina. Além disso, participou de inúmeros desfiles e trabalhos notáveis, incluindo apresentações da Valentino, Dior e Prada e o calendário da Pirelli.

Segundo a Forbes, em 1997, Shirley já ganhava cerca de R$ 7 mil por hora de trabalho e, um ano depois, tinha um patrimônio de US$ 1 milhão. Com todo esse sucesso, a modelo deu uma pausa em sua carreira em 2002, quando teve seu primeiro filho Axil, mas no ano seguinte já estava de volta às passarelas e passou a se dedicar a mais campanhas.

Em 2008, deu a luz a seu segundo filho, Ziggy, e até hoje continua a estampar fotos maravilhosas no mundo da moda. Para comemorar seu aniversário – ela completa 42 anos neste sábado (15.02) -, relembre alguns destes momentos:

“Classique”

Foto: Divulgação

Shirley foi a estrela da primeira campanha de perfumes da Jean Paul Gaultier, o que a imortalizou como musa do perfume. Segundo a lenda, o frasco do perfume também foi inspirado em sua silhueta.

Alexander McQueen

Foto: Reprodução/Instagram/@shirleymallmann

A modelo participou de alguns desfiles de McQueen, mas o mais marcante foi o da coleção “Joan”, no inverno 1998. Inspirado na imagem de Joana D’Arc, a linha contava com peças metalizadas e elegantes jaquetas.

Foto: Reprodução/Instagram/@shirleymallmann

Em diversas entrevistas, Shirley Mallman revelou que se pudesse reviver algum momento de sua carreira, seriam os desfiles ao lado de Alexander McQueen – incluindo seu trabalho na Givenchy.

Dior

Foto: Reprodução/Instagram/@shirleymallmann

Shirley Mallmann foi uma das modelos que participou do icônico desfile da coleção de alta-costura de verão 1998 da Dior. Este foi um dos primeiros desfiles comandados por John Galliano, que teve como cenário as escadarias da Opera Garnier, em Paris.

Leia mais:
Shirley Mallmann aos 41: “acabei de fazer o primeiro laser da minha vida”
Olivia Palermo: por dentro da primeira coleção da influencer
Aumente o volume: o casaco oversized se destaca no street style