Foto: Reprodução/Harper's Bazaar

A estilista Fernanda de Goeye sempre admirou a estética cool e low profile dos skatistas e a sensação de liberdade que o esporte passa. “Queria tanto saber andar, via várias meninas bacanas no calçadão de Ipanema, mas, para mim, parecia um bicho de sete cabeças”, diz. Em junho deste ano, em uma temporada carioca, ela perdeu o medo e subiu num skate com a ajuda do amigo, stylist – e skatista – Felipe Veloso. “Já fiquei em pé de cara e me empolguei.” Fernanda logo quis comprar um. “Escolhi o mais bonito, um Vinyl Cruiser, apesar de saber que, por ser menor do que os normais, não é o mais fácil de se andar”, diz.

Daria Werbowy na campanha de verão 2011 da Céline - Foto: Reprodução

Skate e mulheres são uma combinação com aura tão cool que vem inspirando estilistas ao longo do tempo: quem não se lembra da campanha do verão 2011 da Céline com a top Daria Werbowy carregando um modelo de madeira aparente nas mãos? A blogueira e fashionista Jayne Min, do Stop it Right Now, apaixonada por esse universo, usou as estampas da mesma coleção da Céline para criar shapes ilustrados que se esgotaram rapidamente.

Aqui no Brasil, Alexandre Herchcovitch desenvolveu a coleção Transcedental Metal, que traz dois modelos de skate, um deles com a caveira, marca registrada do estilista, estampada no shape. E Giovanna Parizzi incluiu em seu desfile bolsas de couro em formato de shape.

A Harper’s Bazaar elege alguns modelos para quem quer arriscar. Confira na galeria abaixo: