Sobreposição de alfaiataria e texturas é estratégia para ousar

Descubra como usar o novo mandamento da moda

by Silvana Holzmeister
Miu Miu - Foto: Getty Images

Miu Miu – Foto: Getty Images

Elas não sumiram totalmente das passarelas, apesar da sensação de que houve um breve hiato. Mas o fato é que as sobreposições estão de volta como tendência, renovadas e potencializadas. E, como tudo na moda, nada chega por acaso.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A proposta faz fina sintonia com nosso momento de mundo, ainda que, aparentemente, seja apenas camadas de roupas. A diferença entre hoje e três anos atrás, quando a proposta despontou, está na base. Se antes tudo começava com a calça jeans, agora há um sentimento de democracia, ênfase na criatividade e uma queda pelo refinamento.

Daí a união da alfaiataria com brilhos, plumas, renda, veludo, couro e transparências. Nesta retomada da proposta, equilíbrio é a única regra a ser seguida, já que entram em cena texturas e volumes bem diferentes.

Chanel - Foto: Getty Images

Chanel – Foto: Getty Images

Inverter o status quo exige ousadia – e a prática contribui para a edição de peças. Isso ajuda a dominar combinações mais complexas, como usar shorts sobre calça, como propôs Olivier Rousteing no verão 2019 da Balmain, inspirado na conexão histórica entre Paris e Cairo, ou colocar a saia por cima do vestido, como propôs Karl Lagerfeld para o pre-fall, ao unir referências ao Egito antigo e Nova York, para ficarmos em duas traduções diferentes para temáticas parecidas.

Balmain - Foto: Getty Images

Balmain – Foto: Getty Images

Atualização da estética grunge dos anos 1990, a proposta traduz um desejo contemporâneo pela diferenciação, que passa, obviamente, pela autoexpressão, caminho que pode levar a mudanças. Parece pretensioso demais, mas pense que a moda anda de braços dados com o inconsciente coletivo e o traduz em tendência, desejos e angústias.

Balenciaga - Foto: Getty Images

Balenciaga – Foto: Getty Images

Em um mundo cada vez mais pautado pelo conservadorismo, quebrar regras por meio do vestuário é uma boa metáfora, quase uma bandeira. A força do indivíduo no coletivo. O casaco da Balenciaga para o último inverno que dá a ilusão, em trompe-l’oeil, de nove camadas tem esse mesmo espírito.

Outro bom argumento que sustenta a tendência é o descompasso climático. Se esquentar ou esfriar ao longo do dia, basta tirar ou incluir alguma peça. Por fim, dá para acrescentar algo mais elaborado ao look e, ao final do dia, ficar somente com ele e emendar em uma balada.

Calvin Klein - Foto: Getty Images

Calvin Klein – Foto: Getty Images

Quer um exemplo? O look do pre-fall da Calvin Klein 205W39NYC, com minivestido de plumas pink sobre calça de veludo verde, casaco de tweed e escarpins laminados em prata para arrematar. Sobrepor o vestido e saia à calça de alfaiataria é a maneira mais fácil de fazer parte desse movimento. Não faltam sugestões nas coleções do verão e, principalmente, pre-fall 2019.

Gucci - Foto: Getty Images

Gucci – Foto: Getty Images

A diretora criativa Sarah Burton trocou a blusa pelo vestido assimétrico com bordados richelieu no look calça e jaquetinha. Giorgio Armani e Haider Ackermann trilharam caminho semelhante investindo em transparências, enquanto Alessandro Michele, na Gucci, foi do visual total white à soma elaborada que inclui calça com franjas.

Na Christian Dior, Maria Grazia Chiuri traduziu em várias camadas de texturas diferentes e monocromáticas – a partir de um catsuit arrastão – o desejo de falar sobre liberdade, com direito a espetáculo de dança durante o desfile. Para a meia-estação, ela sugere vestes tipo quimono transpassado para serem usadas com cinto sobre calça sequinha, além das saias transparentes, que já se tornaram um clássico de sua direção criativa na marca francesa.

A Miu Miu segue de perto, usando também uma saia translúcida para suavizar outras camadas mais densas. Em sua matemática mais simples, a tendência já está nas ruas. Em dezembro, Victoria Beckham deu empurrãozinho ao cruzar o tapete vermelho do The Fashion Awards 2018 usando vestido longo sobre pantalona. Como resistir?

Leia mais:
Cinco dicas para atualizar o look all jeans e arrasar 
Fergie: cinco dicas de estilo da cantora americana
Haider Ackermann: o estagiário de Galliano que se tornou estilista preferido de Tilda Swinton