Sofia Coppola e Marc Jacobs – Foto: Divulgação

Sofia Coppola estreia na direção de documentários com “Marc by Sofia”, uma homenagem ao estilista Marc Jacobs e também ao vínculo criativo e pessoal que une os dois há mais de três décadas. O longa fará sua première mundial no Festival de Veneza, entre 27 de agosto e 6 de setembro, como parte da aguardada programação da 82ª edição.

O título do filme faz um jogo de palavras com a extinta linha Marc by Marc Jacobs, e traduz bem o tom íntimo da narrativa: Coppola não é apenas diretora, mas personagem dessa história. Desde os anos 1990, quando ainda adolescente frequentava os desfiles da Perry Ellis (marca que demitiu Marc após sua lendária coleção grunge de 1992), ela se tornou musa, colaboradora e presença constante no universo do estilista. Foi fotografada por Juergen Teller para campanhas, estrelou anúncios da linha principal e desenhou bolsas para a Louis Vuitton durante a gestão de Jacobs.

Jacobs, por sua vez, é um dos nomes mais influentes da moda americana. Nascido em Nova York em 1963, se formou pela Parsons e logo se destacou como o mais jovem ganhador do prêmio Perry Ellis do CFDA. Entre 1997 e 2013, comandou a Louis Vuitton como diretor criativo, assinando colaborações históricas e consolidando um novo modelo de parceria entre arte e moda.

A conexão entre Coppola e Jacobs vai além do profissional. “A gente se deu bem logo de cara”, escreveu a diretora na introdução do livro Marc Jacobs Illustrated, da editora Phaidon. “Já tinha conhecido outros grandes estilistas, mas ele era diferente — usava tênis Stan Smith surrados, gostava das mesmas bandas, dos mesmos artistas, e compartilhava o mesmo senso de humor sobre o que é ser ‘lady-like’.”