Três looks Agnona by Stefano Pilati. Fotos: divulgação
Três looks Agnona by Stefano Pilati. Fotos: divulgação

O estilista Stefano Pilati, ex-diretor criativo da Yves Saint Laurent, acaba de deixar a direção da marca Agnona, cargo que assumiu em janeiro de 2013 depois de ser convidado pelo grupo italiano Trivero, o mesmo que comanda as marcas Ermenegildo Zegna e Zegna (a última também conta com direção de Pilati, que permanece no cargo).

A apresentação de verão 2016, que será mostrada em setembro, é a última sob os cuidados de Stefano e será toda finalizada pela equipe de estilo. A Agnona foi criada em 1953 e, de acordo com comunicado oficial, um novo estilista deve ser contratado e assumir o comando já para a coleção de inverno 2016.

De acordo com o portal WWD, um dos fatores que fizeram com que Pilati deixasse o cargo foi o alto preço de cada coleção, além da crítica especializada e de alguns compradores afirmarem que as peças pareciam mais uma coleção cápsula e não uma linha completa. “Agnona é uma marca clássica e talvez tenha sido difícil para Stefano explorar todo seu potencial. Seu espírito inovador pode ser melhor trabalhado na Zegna”, disparou um comprador que prefere o anonimato.

Stefano Pilati deixa a direção criativa da Agnona! Foto: divulgação
Stefano Pilati deixa a direção criativa da Agnona! Foto: divulgação