Nesta semana, Stella McCartney lança sua nova coleção-cápsula com a intenção de conquistar um público mais jovem e adepto às tendências gender-fluid. Chamada Stella McCartney Shared, a linha mistura a alfaiataria que é assinatura da marca com utilitarismo e streetwear.
Segundo a designer, a coleção fala sobre diversidade, individualidade e positividade em frente às mudanças climática, o que inclui o uso de materiais sustentáveis: camisetas e moletons foram fabricados apenas com algodão orgânico, que usa 70% menos água do que o algodão convencional e nenhum pesticida ou componente tóxico em sua plantação. Além disso, parkas foram produzidas com poliéster reciclado.
Para criar os prints inspirados nas estampas psicodélicas dos anos 1970, Setlla trabalhou ao lado do ilustrador e criador de comic books londrino Will Sweeney. O resultado da colaboração pode ser visto em camisas, camisetas e suéteres. Outro desenho que se repete ao longo da coleção é uma nova versão do logo da marca, acompanhado de “Stella McCartney Est. 2001” e “23 Old Bond Street – London.”
“Nossas roupas sempre brincaram com a dicotomia entre as energias masculinas e femininas de forma rebelde e divertida, e essa coleção-cápsula a renovou para uma geração em ascensão com valores e estética compartilhados”, disse Stella McCartney em entrevista ao site WWD. Assim com outras marcas, a designer está reestruturando sua companhia depois do impacto em vendas resultado pela crise da COVID-19.
“Hoje em dia, a juventude é naturalmente aberta e fluída com gênero. É lindo como eles celebram a diversidade e a individualidade de forma inclusiva, usando autoexpressão para afetar mudanças sociais, levantando-se coletivamente em face da agitação social global e crise climática, para criar o mundo que eles querem ver. Amo como nós remixamos peças icônicas, como o terno, o casaco soft double, o trench coat e as puffer jackets – adaptadas e compartilhadas entre a coleção para enfatizar uma narrativa inclusiva”, acrescentou a designer.
A coleção dá continuidade aos temas escolhidos por Stella McCartney para o verão 2020 masculino e o resort feminino. Ambos foram inspirados no ativismo climático e usam palavras inspirados no último livro de Jonathan Safran Foer, lançado em 2019. Os valores da linha variam entre US$ 325 e US$ 695 (ou seja, entre R$ 1.770 e R$3.786) e estarão à venda no site da marca.