
Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci – Foto: Valentina Sommariva
Por @pratescassio @evenotivy do @gid.estudio
Não dá para prever o que Alessandro Michele fará na direção criativa da Valentino. Porém, o designer trouxe a Gucci de volta para cena, quase triplicou a receita da marca – de € 3,5 bilhões, em 2014, para € 9,73 bilhões, em 2022 –, criou hits e foi responsável por uma nova estética global. Sem nenhum descrédito à sua genialidade, Michele foi um grande stylist, que misturou décadas da moda e popularizou uma estética de brechó no mercado de luxo. A prova disso é a inflação do mercado de segunda mão, que virou um dos grandes negócios fashion. Era um dos jeitos que os jovens se vestiam em 2014 e o designer puxou isso para o mundo Gucci. Todo mundo conhecia um pouco daquilo que estava sendo apresentado, ele misturava tudo de forma inusitada e criava um jeito novo de ser consumido. O valor simbólico disso é usar uma roupa que parece de brechó, mas é da Gucci. Se pagou o preço durante esses anos.
A Gucci se tornou uma marca jovem, facilmente entendida e com itens desejados. Foi sucesso no Met Gala, vestiu grandes celebridades, como Billie Elish, Jared Leto e Harry Styles, com quem fez uma collab. Se juntou com a Adidas, dando ainda mais acesso a jovens que queriam consumir aquele universo e hackeou uma coleção com a Balenciaga, as duas marcas mais aspiracionais da época. Na mesma toada que Hedi Slimane transformou roupas que estavam no fast fashion e eram facilmente entendidas em peças luxuosas da Celine, Michele entendeu a lógica do vintage e levou isso para o high fashion. Sinais do tempo.
Não é novidade que Valentino tenha uma imagem muito forte, trabalhando um conceito de beleza de forma única, mas talvez essa beleza não seja assim tão jovial. Será que vai dar pra repetir a mesma fórmula? Hedi vem repetindo de jeitos diferentes desde a Dior. Já Michele saiu da Gucci pois aquele formato estava saturado. Teremos a resposta na próxima semana de moda, em setembro, que já é um dos momentos mais aguardados da temporada.