Tênis virou a tendencinha da vez, além dos clássicos modelos grifes internacionais e nacionais investem em sneakers mais elaborados - Foto: reprodução/Bazaar
Tênis virou a tendencinha da vez, além dos clássicos modelos grifes internacionais e nacionais investem em sneakers mais elaborados – Foto: reprodução/Bazaar

Por Ligia Carvalhosa

Simplicidade e praticidade são palavras de ordem na moda de hoje. Imagem e, sobretudo, sensação de conforto também. Despretensiosa e cheia de bossa, a peça que melhor representa esse movimentando é o tênis – obsessão do streetwear há anos e, mais recentemente, hit das passarelas, do prêt-à-porter à alta-costura. Não surpreende, então, que ele tenha se tornado item-chave do novo look de festa.

“Para uma proposta mais contemporânea, jogue com o contraste e fuja de elementos esportivos literais”, explica a consultora de moda Gloria Kalil, que endossa a proposta até para eventos de gala.

Entre as precursoras do mix street-couture estão as gigantes Chanel e Dior. Foi Raf Simons quem primeiro levou sneakers repletos de bordados florais e aplicações de pedraria para seu verão 2014 de alta-costura. Karl Largerfeld confirmou a proposta e desfilou, na mesma temporada, modelos supertrabalhados com bordados brilhantes.

A mensagem já era clara, e fashionistas descolados já previam o nascimento de um possível hit. Na temporada seguinte, a do inverno 2014, os tênis estavam por toda a parte. Nas passarelas e nas ruas. Raf Simons transformou-os em escarpins, na Dior; a Chanel apresentou modelos ainda mais elaborados e coloridos. E diversas outras marcas seguiram.

A prova está nos looks nada óbvios que estampam os principais blogs de street style. Neles, além dos demais modelos de luxo da Dolce & Gabbana, Céline e Lanvin, outros clássicos da Nike, Converse e New Balance.

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