Se você sobreviveu a logomania que dominou o cenário fashion no início dos anos 2000, deve saber não há monograma mais fácil de reconhecer do que o da Louis Vuitton. O logo da marca esteve estampado em bolsas carregadas por todos os lados e por todas as pessoas, de Paris Hilton a Angelina Jolie. Mas há muito mais sobre a grife de luxo do que um lugar garantido no braço das celebridades de Hollywood. Na verdade, esta potência da moda tem uma história longa e fascinante, que conseguiu torná-la um fenômeno cultural e, principalmente, atemporal. Siga a seta em nossa galeria para saber alguns detalhes interessantes sobre uma das etiquetas deluxe mais valiosas do mundo:
1 / 201 – O francês Louis Vuitton começou sua carreira como um fabricante de baús, aos 16 anos – Foto: reprodução
2 / 202 – A casa Louis Vuitton foi fundada em 1854 – Foto: reprodução
3 / 203 – O filho de Louis Vuitton, George, criou um novo tipo de cadeado, chamado de tumbler lock – Foto: reprodução
4 / 204 – O pai e o filho tinham tanta certeza que seu novo fecho seria um sucesso, que desafiaram o ilusionista Harry Houdini a tentar escapar do cadeado publicamente. Infelizmente, Houdini não concordou – Foto: reprodução
5 / 205 – O monograma LV, icônica assinatura da marca, foi lançado em 1896 como uma forma de combater as falsificações. Sabe como você pode descobrir se um modelo é original? 3 dicas: O monograma nunca é cortado ao meio; as bolsas possuem uma alça em couro cru, que escurecem com o tempo; as costuras dos zíperes são diagonais e a dos detalhes são lineares – Foto: reprodução
6 / 206 – Em 1914, a maior loja de malas do mundo foi inaugurada pela marca na Champs-Élysées, em Paris – Foto: reprodução
7 / 207 – Até hoje os itens da marca ainda são feitos à mão, na França – Foto: reprodução
8 / 208 – O Dalígram, famoso monograma criado em 1972 pelo artista Salvador Dalí, inspirou a marca a criar seu monograma – Foto: reprodução
9 / 209 – A grife fez parcerias com artistas como Takashi Murakami e Stephen Sprouse – Foto: reprodução
10 / 2010 – A amada série “Sex and the City” ajudou a aumentar a fama do designer e, consequentemente, da falsificação de seus modelos – Foto: reprodução
11 / 2011 – Celebridades como Angelina Jolie, Madonna e David Bowie já foram estrelas da marca, mas o nome mais inusitado que estampou uma publicidade deles foi o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev – Foto: reprodução
12 / 2012 – A maison é parte do LVMH, um grupo composto por 70 casas de luxo, incluindo Christian Dior, Donna Karan e Givenchy – Foto: reprodução
13 / 2013 – O M e H em LVMH representam a Moët e Hennessy, duas marcas populares de bebidas alcóolicas – Foto: reprodução
14 / 2014 – De acordo com a Forbes, a Louis Vuitton é considerada a 14ª marca mais valiosa do mundo – Foto: reprodução
15 / 2015 – Desde 2013, a marca tinha sido mencionada 19 vezes em músicas de Kanye West – Foto: reprodução
16 / 2016 – Marc Jacobs foi diretor artístico da marca por 16 anos, de 1997 a 2013. O estilista introduziu o prêt-à-porter na marca, com desfiles grandiosos, com cenários como escadas rolantes e carroséis inteiros pintados de branco. – Foto: reprodução
17 / 2017 – Em 2014, para comemorar os 160 anos da marca, a Louis Vuitton recrutou Karl Lagerfeld, Rei Kawakubo, Mark Newson, Frank Gehry e Cindy Sherman para reinterpretar o monograma da marca. – Foto: reprodução
18 / 2018 – A marca já fez muitas parcerias de sucesso, uma delas foi com Sofia Coppola, em 2013, fruto de sua amizade com Marc Jacobs. O modelo já foi produzido em várias versões – Foto: reprodução
19 / 2019 – Você pode personalizar sua bolsa Louis Vuitton na loja do shopping Cidade Jardim, em São Paulo. O serviço demora de 2 horas a três dias – Foto: reprodução
20 / 2020 – Em 2013, Nicolas Ghesquière assumiu a direção criativa da marca, após 15 anos na Balenciaga – Foto: reprodução