Gabrielle Chanel — ou Coco, como preferia ser chamada — revolucionou o mundo da moda com seu estilo avant garde. Nascida em 1883, a francesa transformou o guarda-roupa feminino ao se apropriar de itens clássicos do vestuário masculino — coisa inimaginável para sua época.
Com seus cabelos à la garçonne, curtos como o dos homens, Chanel construiu um império e marcou a tendência da época e das gerações atuais. Para celebrar seu aniversário, Bazaar selecionou cinco itens revolucionários criados por ela. Obrigada, Coco!
Tailleur
Responsável pela popularização do uso do blazer pelas mulheres, Chanel especializou-se nos modelos feitos com fios de lã, o tweed – antes utilizado apenas nas peças masculinas.
Chapéu de palha
Coco nunca foi fã dos chapéus elaborados com penas e tecidos utilizados pelas mulheres da época. Sem hesitar, desenvolveu sua própria versão — os chapéus feitos com palha. O modelo era mais simples e menor, mas elegante e prático.
Calças de modelagem solta
A estilista roubava as calças dos namorados e as customizava. Vestia modelos largos e de modelagem confortável, reproduzindo seu estilo pessoal nas criações. Como ela mesma dizia: “o luxo deve ser confortável, caso contrário não é luxo”.
Tubinho preto
Em 1926, ela cria o petite robe noire — o famoso “little black dress”, de corte sóbrio e forma simples. A peça tornou-se um clássico instantâneo.
Pérolas
Itens indispensáveis nos looks de Coco, os acessórios feitos com pérolas — quanto mais voltas, melhor! — tornaram-se símbolo de elegância e feminilidade.