
Ganni primavera verão 2024 – Foto: Divulgação CPHFW
Já dizia Maggie Prescott – no famoso filme ‘Cinderela em Paris’ (1957) com Fred Astaire e Audrey Hepburn – pense na cor de rosa. O número musical do filme em questão acontece quando a diretora para revista fictícia decide que a próxima grande aposta da temporada é o rosa. Além da música Think Pink, parece que a energia chegou até as passarelas da semana de moda de Copenhagen.
Entre os dias 7 a 11 de agosto, na capital dinamarquesa acontece a semana de moda de Copenhagen um evento com foco na sustentabilidade e na criatividade de expressões visuais autênticas. A Bazaar, apontou ao longo da semana algumas tendências vistas para a temporada de primavera verão, incluindo transparências e um twist moderno no workwear.

Baum Und Pferdgarten primavera verão 2024 – Fotos: Divulgação
Não é segredo que o rosa dominou 2023, é possível culpar a estrondosa publicidade que acompanhou o filme “Barbie” de Greta Gerwig, que teve sua estreia em julho deste ano. O prefixo ‘core’ é um fenômeno das redes sociais que consegue englobar vários núcleos de tendências diferentes, talvez um dos maiores do ano seja o Barbiecore, uma grande onda cor de rosa que atacou o streetwear e os cinemas.
Mesmo com Copenhagen sendo um evento ligado à sustentabilidade e sem muita ligação com as microtendências que surgem nas mídias, não conseguiu escapar do rosa, sendo algo recorrente na maioria das coleções apresentadas.
Incrivelmente, existe o ‘Copencore’ um núcleo estético que se inspira no estilo dito clássico da capital dinamarquesa, este leva cores pastéis como grande protagonista, e o rosa talvez seja o principal dos tons. Seja em Copen ou Barbie core, o fato é que das mais variadas peças conseguimos ver versões em cor de rosa, de tons e texturas diversas para escolher.
Sempre com inovação e criatividade, dos sobretudos rosas metálicos e vestidos rosa choque em Stine Goya, biquínis e partes de baixo em rosa vibrante em Saks Potts, em forma vanguardista em paetês em Nicklas Skovgaard, em calças metálicas em Ganni, ou em inspiração naútica em Baum Und Pferdgarten. A variedade de formas que saem da rotina de utilizar a paleta no próprio guarda roupa.