Logo depois da apresentação “caliente” de Rony Rodrigues no Iht nesta quinta-feira (10.11), o diretor executivo da Oxford Analytica, Nader Mousavizadeh, subiu ao palco para uma análise do quadro politico e econômico que o mundo está vivendo e o papel do Brasil no meio disso.

Apesar da situação de crise, paises emergentes como o nosso podem esperar um quadro de melhoras e otimismo a longo prazo. Segundo Nader; “O Brasil é central neste momento em que vivemos, tanto politicamente quanto economicamente”.

Outra situação que devemos enfrentar é a de reestruturação de alguns paises europeus, algo que não será muito bom de se ver. Para Mousavizadeh, “Falhas políticas ajudaram a agravar a crise que vivemos e hoje em dia já não podemos pensar em econômia sem antes pensar em política e vice-versa.

Mas nem tudo está perdido. Segundo o ex-investidor, o mundo passa por um momento complicado mas ao mesmo tempo um novo cenário começa a surgir. Veremos muito pouco ou nenhum crescimento na Europa e Estados Unidos por algum tempo, enquanto paises como China e Brasil começam a crescer.

Apesar das boas perspectivas, Nader fez um alerta aos brasileiros. Precisamos criar nossos próprios modelos politicos e ficar menos dependente da China como estamos atualmente. Conferência para se pensar.